Menu

Serrote

Serrote

Serrar à mão ou com serras eléctricas é algo que se deve dominar na perfeição. As serras eléctricas não retiram a habilidade do acto de serrar, ou pelo menos não toda. Reduzem simplesmente em grande parte o que o factor de serrar implica. Para obter melhores resultados, tem de saber que tipos de serra ou serrote se utilizam, para que fins e porquê.

 

SERROTES MANUAIS

O serrote mais comum na oficina é o serrote universal. Este é utilizada para cortar transversalmente (através da madeira) e para cortar ao comprido (ao longo da madeira), estando os dentes do serrote dispostos de acordo com tal, pelo que terá de pedir ao seu fornecedor de ferramentas o serrote correcto. Existem também serrotes manuais de uso geral que se adaptam razoavelmente às duas tarefas, que são geralmente serrotes com dentes temperados que não podem ser afiados, embora os dentes sejam especialmente duros e lhe garantam uma vida longa.
O serrote de costas, que tem habitualmente uma barra dura e sólida na extremidade superior, é utilizado especificamente para cortar cavilhas, para fazer entalhes de espiga e outros trabalhos de grande qualidade. Um serrote de malhetar faz um excelente trabalho e é semelhante a um serrote de costas, mas possui mais dentes para cortar de forma mais fina.
O serrote de costas é frequentemente usado com um barrilete para um corte mais exacto, uma peça que pode fazer facilmente como projecto de bricolage. Os serrotes medem normalmente cerca de 300 x 150 mm. A caixa de meia-esquadria é outra ajuda útil para utilizar com um serrote de costas, permitindo que sejam cortados ângulos de 90° e de 45° com mais precisão, mas, dado que a exactidão é essencial, o principiante deverá comprar uma em vez de a tentar fazer.

 

TÉCNICAS DE SERRAR

Quando começar a cortar com um serrote universal, coloque o punho do serrote na direcção do corpo para separar as fibras da madeira e produzir um pequeno corte -o entalhe a que se apoiará a lâmina. Corte sempre do lado de fora da linha marcada para obter resultados perfeitos.
Quando utilizar uma caixa de meia-esquadria para obter um ângulo, comece com a parte de trás do serrote ligeiramente elevado. Isto fará com que o corte seja mais fácil de começar. O barrilete também torna o corte transversal a 90° muito fácil.

 

SUGESTÕES PRÁTICAS

• Compre serras e serrotes de boa qualidade e pendure-os ou mantenha as lâminas protegidas quando não estão em uso. Mantenha-os secos, afiados, bem colocados e ligeiramente oleados.
• Encontre sempre uma posição confortável para serrar. Produzirá melhores resultados e reduzirá os riscos de dores nas costas ou outros danos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *