O biodiesel é um combustível alternativo para os motores a diesel. É feito a partir de óleo vegetal e / ou gordura animal. Visto ser derivado de materiais orgânicos renováveis tem sido demonstrado que reduz certas emissões nocivas quando queimado em comparação com o diesel convencional. Listamos alguns passos para que possa fazer biodiesel caseiro.
Calças longas
Camisa de manga longa
Sapatos
Avental de serviço pesado
Luvas resistentes a produtos químicos
Óculos de proteção
1 Litro de óleo vegetal
3,5 Gramas de hidróxido de sódio (soda cáustica)
200 ml de Metanol
Liquidificador de vidro com opção de baixa velocidade ou outro aparelho de mistura, de vidro
Balança digital (para medir 3,5 gramas)
Proveta graduada ou copo medidor (para medir 200 ml)
Recipiente de vidro marcado para medir um litro
Recipiente de vidro com capacidade de pelo menos 1,5 litros
1º passo: Deve trabalhar num lugar seguro.
Isto pode significar em ambiente de laboratório clínico. Poderá encontrar laboratórios adequados na maioria das faculdades e instituições de pesquisa. Também é possível trabalhar em casa mas isso requer cautela. A fabricação de seu próprio biodiesel pode ser ilegal e pode colocar a sua casa em risco de um fogo, fumaça ou monóxido de carbono.
2º Passo: Deve respeitar os códigos de vestuário de laboratório.
A maioria dos laboratórios afixam as instruções de vestuário e essas devem ser seguidas. Deve sempre usar uma camisa de manga comprida, calças compridas e sapatos em qualquer ambiente de laboratório.
3º passo: Deve obter óleo de boa qualidade.
Os óleos mais fáceis de usar para o fabrico de biodiesel são os óleos vegetais neutros como canhola, milho e óleo de girassol, estes óleos estão prontamente disponíveis em supermercados e tem um baixo ponto de fusão, o que significa que não irão solidificar se ficarem muito frios.
4º passo: Deve garantir que todos os recipientes estão bem rotulados.
Utilize os recipientes apenas para fazer biodiesel, não os utilize para armazenar alimentos, mesmo depois de os lavar muito bem.
Procedimento
2. Adicione 3,5 gramas de soda cáustica. Deve pesar a soda cáustica rapidamente porque esta absorve a humidade do ar. Por este motivo, certifique-se de selar bem o recipiente de origem da soda cáustica.
3. Permita que a soda cáustica dissolva, completamente, no metanol. O processo deve levar cerca de dois minutos. Proceda quando a mistura estiver clara, sem partículas não dissolvidas.
4. Aqueça 1 litro de óleo vegetal a 130 ° F (55 ° C) Adicione o óleo quente à mistura. Permita que a nova mistura se misture durante cerca de 20 a 30 minutos.
5. Despeje a mistura num recipiente de vidro de boca larga. Deixe a mistura sentar.
6. Deixe a mistura repousar durante várias horas. Quando a mistura estiver completamente separada guarde, cuidadosamente, a camada superior para utilizar como combustível biodiesel.
7. Descarte a glicerina de forma correta. Normalmente a glicerina pode ser descartada com o lixo normal.
Avisos
O motor a diesel vai funcionar melhor e durar mais tempo com o biodiesel caseiro, este é muito mais limpo, melhor para o ambiente e melhor para a saúde.
Se fabricar o biodiesel a partir de óleo de cozinha usado não só é barato, mas irá reciclar um produto residual problemático que muitas vezes acaba em esgotos e aterros em vez de ser reciclado.
Fazer o seu próprio combustível vai-lhe dar uma sensação de liberdade, independência e capacitação.
O biodiesel é um combustível limpo, seguro e pronto a usar, é uma alternativa, no entanto é justo dizer que muitos sistemas SVO são ainda experimentais e precisam de um maior desenvolvimento.
Por outro lado, o biodiesel pode ser mais caro, dependendo da quantidade que faz, dos produtos que utiliza para o fazer e se está a comprar óleo novo ou a utilizar óleo usado.
Existe um rápido crescimento de fabricantes de biodiesel caseiro, muitos já fabricam biodiesel há muitos anos.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!