Se tiver uma parede que esteja livre ou um gradeamento que precisa de ser embelezado, tem o essencial para fazer um jardim vertical. Os jardins verticais são uma alternativa para os jardineiros que não têm espaço horizontal, ou que querem cobrir uma parede, ou apenas querem fazer algo diferente.
A primavera é uma boa altura para pensar em fazer um jardim vertical. O jardim vertical pode estar limitado a uma varanda de apartamento, a um quintal modesto, ou a um rancho expansivo. Um jardim vertical proporciona novas oportunidades de crescimento.Os jardins verticais utilizam uma variedade de métodos para crescer ervas aromáticas, vegetais, flores e plantas num ambiente estruturado. Embora existam numerosos plantadores verticais no mercado, é fácil fazer os seus próprios plantadores com a utilização de itens que tenha na garagem ou sótão ou até achados acessíveis na feira das velharias. O ingrediente chave é solo de envasamento de boa qualidade e artigos de plantio que permitam a drenagem consistente.
Uma das coisas mais maravilhosas sobre o design de permacultura é que com cada novo projeto vem um novo desafio e a busca de boas soluções que preencham todos os requisitos.Para fazer um jardim vertical de sucesso basta alguma inovação a baixo custo. Pode utilizar materiais que sejam gratuitos ou baratos, deve ser sábio quanto ao uso da água. O segredo está na beleza do jardim vertical que irá encobrir o material gratuito ou barato, que utilizou.
A reciclagem de garrafas PET é uma boa opção para fazer um jardim vertical. Os jardins verticais são uma ótima solução para muitos desafios dentro de espaços urbanos.
As hortas verticais são em última instância sobre o cultivo de alimentos e a utilização do espaço vertical não utilizado, para empilhar um monte de funções num único sistema, simples. As hortas verticais fornecem alimentos, aumentam a biodiversidade e proporcionam mais pontos para as abelhas e os insetos poderem parar e polinizar.Fornecem beleza em paisagens duras de uma cidade e aumentam o espaço verde urbano, isto tem efeitos positivos sobre o bem-estar mental e a felicidade dos moradores. As hortas e jardins verticais auxiliam a redução da poluição e oferecem oportunidades de aprendizagem, para crianças e adultos.
Utilize garrafas de refrigerante de dois litros cortadas ao meio e vire-as de cabeça para baixo, devem se presas a uma estrutura de madeira e colocadas de modo a que a abertura, pescoço, da garrafa permita que a água passe para a garrafa abaixo. A metade inferior da uma garrafa de refrigerante é ligada à linha do fundo, como um reservatório (que pode ser preenchido com pedras).
Pode utilizar a mesma ideia com configuração diferente, com as linhas mais longas e fixadas à parede para caber melhor no espaço disponível.
As plantas arbustivas e trepadeiras como morangos escondem a estrutura e criam um belo efeito "muro verde.”
Poderá também utilizar o mesmo fundamento, mas um pouco mais técnico com rega mecânica através de uma bomba ligada a um reservatório para que a água seja levada à linha superior.
Ainda com a utilização de garrafas, apresentamos uma versão muito mais simplificada que requer ser regada com uma mangueira porque nenhuma das garrafas estão ligadas. As garrafas são suspensas por cordas e o jardim vertical, suspenso, fica muito bonito.
Apresentamos ainda uma solução de Jardim vertical muito simples. Pode anexar alguns caleiras a uma parede, deve encosta-las um pouco para que a água drene e corra para a caleira abaixo, esta é uma ótima solução para algumas plantas comestíveis, adequadas.
A utilização de tubo PVC colocado na vertical é algo que funciona muito bem para as alfaces e os morangos.O tubo é preenchido com solo e as plantas são plantadas em buracos de tamanhos apropriados.
Se tiver acesso a tijolos pode criar um espaço verde e um dissipador térmico.Neste sistema a rega pode ser dificultada, pois existe apenas um pequeno espaço disponível para as raízes.
É possível dedicar-se à jardinagem mesmo quando se vive numa cidade e o espaço é um problema. A melhor forma de o fazer é com a utilização do espaço vertical. Desta forma poderá construir um jardim vertical onde pode fazer a sua plantação.
O que precisa?
- Qualquer tipo de estrutura de ferro ou cremalheira de jardim, tamanho dependendo do espaço disponível
Madeira:
4 a 6 Pedaços de cerca de 10 x 5 x 5 cm, para segurar a cremalheira de jardim à paredeRipas para o enquadramentoPano Juta para segurar o solo. Este deve ser do tamanho da cremalheira de jardim, adicione 20 centímetros extras sobre os lados compridosTinta, ou algo semelhante para proteger a madeira contra o tempoParafusos, buchas e algumas cãibras-ferros e tiras de conexão pequenas ou cantos
Ferramentas:
- Broca- Martelo- Chave de fenda- Serra
Preparação da madeira
Antes de iniciar o projeto, pinte ou proteja a madeira contra a chuva. Se não o fizer a madeira pode apodrecer e o seu jardim vertical pode não durar tanto tempo quanto você gostaria. As ripas são usadas para alinhar a estrutura e torná-la mais sólida de modo que mais tarde possa suportar o peso do solo. Deve sarrar as ripas no tamanho certo para caberem na estrutura. Deve ter três partes, uma curta para a parte superior da estrutura e duas longas para os lados.
Os blocos (cerca de 10 x 5 x 5 cm) são utilizados para fixar a estrutura à parede. Para isto irá utilizar os lados longos, por isso deve usar parafusos compridos (cerca de 15 cm). Faça um furo através da madeira usando uma broca com um diâmetro ligeiramente menor que o parafuso, depois deve colocar o parafuso.
Preparação da cremalheira de jardim
Anexar as três ripas á estrutura usando as cãibras de ferro. Vire a estrutura e junte as ripas do topo, utilize tiras de ligação (abraçadeiras) ou cantos.Feito isto basta erguer a sua estrutura e começar o plantio.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!