Pragas, doenças e fungos nas suas plantas de jardim e plantas de interior
Formigas
Dano: Corte das folhas e brotos. Facilmente identificável pelos ninhos e pelos carreiros.
Controlo: Procurar os ninhos e colocar uma solução de 5 partes de água com 1 parte de cândida directamente no “olho” do formigueiro para eliminar o fungo alimentar produzido pelas formigas. Repita a operação diariamente até a eliminação.
Dica: O Plantio de Hortelã e Salsa nas bordas ou imediações do jardim evita a aproximação.
Pulgas
Dano: Suga a seiva da planta deformando a planta. Identifica-se pelas folhas enrugadas. São pequenos insectos de cor cinza esverdeado que formam colónias na parte interna das folhas ou junto aos caules e talos que sugam constantemente a planta podendo levá-la à morte. São muito comuns em todos os tipos de couves.
Controlo: Aplicação de calda de fumo veja receita na sequência. Quando identificado o ataque no início retire a ou as folhas infectadas e queime-as.
Lagartas
Dano: Folhas e ou brotos furados ou derrubados. É facilmente encontrada nas plantas.
Controlo: Aplicação de calda de fumo. Em caso de pequenas quantidades apanhe-as manualmente e elimine-as.
Importante: Para fazer as apanhar utilize luvas, algumas lagartas podem provocar irritações na pele.
Ácaros
Dano: Minúsculos aracnídeos que se alojam na parte interior das folhas formando colónias que a olho nu parecem um pó preto. Sugadores vorazes enfraquecem a planta e desviam nutrientes, provocando deformações como: superbrotações, galhas e diminuição da floração.
Controlo: Aplicação de calda de fumo. Em caso de pequenas quantidades retire as folhas atacadas e elimine-as.
Receita caseira - Cavalinha
Ferva 50g de cavalinha seca em 1 litro de água por 20 minutos. Coe e adicione mais 10 litros de água para diluição. Pulverize sobre a planta atacada por fungos.
Moscas brancas
Dano: São insectos diminutos recobertos por uma substância branca originando os nomes vulgares de “moscas brancas” ou “piolho farinhento”. Sugam continuamente a seiva vegetal provocando o definhamento até a morte das plantas
Controlo: Aplicação de calda de fumo. Em caso de pequenas quantidades retire as folhas atacadas e elimine-as.
Tripes
Dano: Pequenos insectos alados que vivem em colónias na face interior das folhas, em ramos, flores e frutos. São sugadores de seiva tornando as partes afectadas descoloridas e manchadas. Podem transmitir viroses e doenças.
Controlo: Aplicação de óleo de neem. Em casos de grande infestação em uma planta elimine o exemplar.
Plantas que ajudam:
Alfavaca: O cheiro repele moscas e mosquitos. Não deve, porém, ser plantada perto da arruda.Alho: Eficiente como repelente de pragas do tomate.Alecrim: Afasta a borboleta-da-couve e a mosca-da-cenoura. É planta companheira da sálvia.Cheiro-de-mulata: O aroma forte repele insectos voadores. Pode ser plantado em toda área. Sálvia: Repele a mariposa do repolho.Tagetes: Repelente natural de muitos insectos e protege contra os nematóides.Coentro: Controla pulgões e ácaros.Gerânio: Repelente natural de insectos. É sempre bom tê-los em seu jardim, embelezam e protegem.Manjericão: Repelente de moscas e mosquitos.Citronela: Repelente de traças.Anis: Repele nematóides e insectos.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!