Saiba como reparar e substituir rodapés ou frisos. Aprenda a remover um rodapé e a voltar a colocar o mesmo rodapé ou a substituir por um rodapé novo.
Os rodapés podem estar fixados a tacos metidos na parede, não sendo, neste caso, muito difícil a sua remoção, visto os pregos não serem muito compridos.
Comece por umà extremidade onde haja uma união à meia-esquadria, raspe a tinta até encontrar os pregos e, se não for possível prendê-los com as orelhas do martelo, introduza-os completamente na parede servindo-se de uma punceta e de um martelo. Os pregos com cabeça cortada não devem ser embebidos na parede. Se pretender inutilizar e arrancar o rodapé, escave a madeira em volta do prego e depois tire-o com um alicate ou uma turquês.
Conforme for embebendo os pregos na parede, deve afastar o rodapé desta e colocar um bocado de madeira por detrás, a fim de produzir uma pressão para fora.
Nos locais onde o rodapé se encontra com a guarnição de uma porta é possível que estas duas peças tenham sido fixadas juntamente com pregos introduzidos obliquamente a partir do rodapé. Neste caso, raspe a tinta para descobrir a cabeça do prego e depois bata-o.
Se tenciona utilizar os mesmos rodapés, deve numerá-los previamente, assim como as junções, de maneira que a sua montagem se faça na mesma posição.
Adquira os rodapés numa serração ou num fornecedor de materiais de construção. Se tiver um berbequim eléctrico com uma ferramenta própria para a execução de guarnições ou molduras e uma lixadeira de de rodapés, poderá fazer o seu próprio rodapé a partir de tábuas aplainadas.
Trate todos os nós visíveis com um isolador de nós e, em seguida, aplique o primário a cada uma das faces da tábua. No local onde o antigo rodapé estava fixado a tacos verticais marque a posição destes no chão para saber onde fixar os pregos quando os tacos estiverem ocultos pelo novo rodapé.
Marque a posição dos tubos ou dos cabos eléctricos, que poderão ser danificados se os pregos os perfurarem.
Para fixar um novo rodapé, é necessário um martelo, uma caixa de meia-esquadria para cortar as extremidades para as junções, um serrote de costas e uma serra ou um serrote de rodear, se houver de efectuar cortes especiais.
Comece da ombreira e faça no rodapé um corte em perfeita esquadria. Meça e depois marque no rodapé a distância exacta até ao primeiro canto. Se for um canto interno, poderá cortar a régua com o comprimento exacto e depois pregá-la.
Não estrague a superfície do rodapé com um excesso de marteladas. Tais marcas seriam visíveis, mesmo após a aplicação de esmalte. Embeba os pregos e betume os furos.
No caso de se tratar de um canto externo, acrescente à espessura do rodapé o comprimento a cortar e depois serre o topo à meia-esquadria.
Para uma junção num canto interno, empregue um bocado de rodapé sobresselente para determinar o comprimento que a régua a fixar deve ter. Corte com um serrote e depois apare ou acerte com um formão.
No caso de um soalho irregular, encoste o rodapé contra a parede e coloque um lápis sobre uma pequena peça plana de madeira, ficando a ponta deste encostada ao rodapé. Deslocando a peça de madeira sobre o soalho, transporá para o rodapé as irregularidades daquele. Cortando o rodapé pela linha assim marcada, consegue que este assente perfeitamente.
Depois de colocar o rodapé no seu lugar, bata todos os pregos e encha os furos e juntas com betume, o qual deve ficar um pouco acima da superfície. Depois de seco, passe com lixa, evitando danificar a subcapa da tinta do rodapé, e, finalmente, pinte.
Arrancar um friso ou um remate e aplicar gesso antes de pintar ou forrar a parede com papel é uma tarefa fácil.
Comece a despregar o friso num canto externo, utilizando um martelo de orelhas apoiado num bocado de madeira fina. O friso deve soltar--se: porém, no caso de haver dificuldades ou se previr que o estuque se danifica, tente outro processo: localize o prego de cabeça cortada — ao bater nele ouve-se um som grave — que fixa a secção do friso e corte este tão perto quanto possível do prego. Agora, utilizando o martelo e o bocado de madeira, poderá desprender o friso do prego.
Escove a zona onde o friso se encontrava. Com uma régua de madeira, verifique se o estuque está perfeitamente alinhado ao longo do rebaixo deixado pelo friso — talvez haja diferenças, visto que, com frequência, se aplica a última demão de estuque depois de colocado o friso no seu lugar. Qualquer pequena diferença de nível irá desaparecer depois de encher o rebaixo deixado pelo friso; contudo, desbaste quaisquer saliências antes de aplicar a camada final de gesso.
Conserve os dentes da serra paralelos à parede até quase ao fim do corte do friso. Incline a lâmina e utilize a ponta para cortar o resto do friso sem encostar os dentes daquela à parede.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!