Em um país tropical como o Brasil, o aparelho de ar condicionado está cada dia mais presente nos escritórios, comércios, restaurantes e até residências.
Antes de providenciar o seu aparelho procure um que venha com o filtro HEPA. Este filtro é responsável pela purificação de até 99% do ar, garantindo além de um clima confortável um ambiente mais seguro para você e sua família.
Para aumentar a durabilidade do seu equipamento e preservar o ar sempre saudável e livre de doenças (com ou sem filtro) você deverá realizar a limpeza do aparelho regularmente. Essa limpeza sempre foi motivo de dúvidas, e normalmente as pessoas optavam por pagar um técnico para realizá-la.
Abaixo você irá aprender a limpar um aparelho de ar condicionado com as próprias mãos da forma correta e sem precisar gastar muito.
Confira o passo a passo.
Passo a passo
- Desligue o aparelho: Primeiramente desligue o aparelho de ar-condicionado e retire o seu cabo elétrico da tomada.
- Painel frontal: O painel frontal pode ser limpo com um pano (ou flanela) limpo, macio e seco. Não utilize água, muito menos produtos abrasivos e/ou corrosivos, isso poderá danificar o aparelho. Se a sujeira estiver muito difícil de tirar, umedeça o pano e esfregue levemente. De preferência utilize uma flanela de microfibra para evitar riscos, entre outros danos.
- Filtros: Os filtros são as peças que mais necessitam dessa higienização. São neles que a sujeira fica acumulada, essa sujeira cria um clima perfeito para a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, portanto, os filtros devem ser limpos para que o ar-condicionado não se torne um propagador de doenças respiratórias. Para limpar os filtros você primeiramente deverá desencaixá-los do aparelho. A limpeza pode ser feita facilmente com um aspirador de pó. Se a sujeira estiver muito difícil de retirar, você precisará lavar os filtros com água e detergente neutro. Por fim, não se esqueça de secar a peça e recolocá-la no mesmo lugar.
- Ar condicionado de carro: Não se esqueça que o filtro do ar condicionado do carro também deve ser limpo e/ou trocado. O ar condicionado dos carros é como os tradicionais das casas, e também pode propagar doenças se não for limpo frequentemente.
- Frequência de limpeza: A limpeza do ar condicionado, principalmente dos filtros, normalmente é realizada uma vez por mês. Mas isso pode variar de acordo com o fabricante e de acordo com o local. Se o local for mais propenso a sujeira e poeira, obviamente os filtros devem ser limpos em um prazo menor. Alguns modelos possuem a função de alerta de sujeira para facilitar. Mas em todos os casos, não deixe o aparelho por mais de um mês sem a higienização.
- Limpeza profissional: A limpeza profissional ainda assim é indispensável. Esse tipo de limpeza é chamado de “limpeza total”. Além de realizar a limpeza dos filtros, os técnicos realizam a limpeza interna e verificam a presença de defeitos no aparelho. Essa higienização profissional deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Faca Voce Mesmo – Brincos Personalizados – https://youtu.be/U2BdTxxJ2AY