Menu

Fotografia da natureza

  • on 29 de setembro de 2010
  • Likes!

A fotografia da natureza é um amplo tema fotográfico que visa representar fenómenos ou agentes naturais (plantas, animais selvagens, paisagens entre outros). É um tipo de fotografia na qual são captados grandes cenários naturais. Geralmente utilizam-se objectivas de grande angular e aberturas muito reduzidas para poder trabalhar a maior profundidade de campo possível…

Fotografia da Natureza
Como tirar fotografias a plantas e animais selvagens
Para conseguir fotografar convenientemente flores e animais, precisará de uma boa máquina de 35 mm. Cada tipo de fotografia exige técnicas, objectivas e acessórios diferentes.
Grandes planos de flores.

Para este tipo de fotografia, pode utilizar uma objectiva macro ou uma extensão, que se monta entre a objectiva normal e o corpo da máquina. O teleconversor aumenta a distância entre o filme e a objectiva e pode proporcionar uma ampliação superior à da objectiva macro. Uma objectiva de foco variável com uma posição de macro também lhe permitirá tirar fotografias em grande plano.
Deve usar-se um pára-sol quando se fotografa no exterior com luz forte, um tripé firmará a máquina e permitira uma melhor composição, e um disparador de cabo evitará que a máquina trema quando o obturador for accionado. Foque sobre as panes do objecto que pretenda mais nítidas a curta distância, a profundidade de foco, ou de campo, é muito pequena.
Para maximizar a profundidade de campo, utilize uma pequena abertura, se houver luz suficiente, utilize também filme de baixa velocidade

A distância curta exagera os movimentos dia planta e para evitar uma imagem tremida, escolha um dia sem vento. Se houver uma brisa ligeira, ate a flor a uma estaca ou faça umquebra vento com estacas e panos ou folhas de cartolina.

O contra-luz

Quando o sol se encontra por trás do objecto, dá um efeito de translucidez às folhas e pétalas, a iluminação lateral permite texturas bem definidas. Sirva-se de uma cartolina branca para reflectir a luz para as arcas sombreadas; para atenuar a luz muito forte, suspenda por cima tio objecto um pano branco fino esticado num caixilho.
Afaste os objectos não desejados ou que causem distracção por exemplo, pedras, galhos caídos ou erva alta das proximidades do objecto a fotografar.

Fotografar animais.

A maioria dos animais selvagens assusta-se com facilidade. Desloque-se com calma, sem barulho e lentamente, para evitar espantá-los.

Vista roupa de cores neutras c disfarce as superfícies brilhantes do seu equipamento com panos de cores baças.
Os animais normalmente estão quietos quando se alimentam, procure os sítios onde eles aparecem regularmente ou os lugares onde as aves fazem os ninhos mas não perturbe o ninho nem a vegetação circundante. Talvez consiga atrair os pássaros com comida.
Procure um esconderijo natural com boa vista ou esconda-se no automóvel ou numa tenda camuflada.
Para aproximar objectos distantes, precisa ou de uma objectiva de foco variável ou de uma teleobjectiva de 200 a 400 m. As teleobjectivas exageram o tremor da máquina e possuem uma profundidade de loco limitada portanto, firme a máquina no tripé c seja cuidadoso na focagem.
‘lente antecipar as acções do animal e foque sobre um ponto para onde ele provavelmente se deslocará. Utilize filme de alta velocidade e grandes velocidades do obturador (não inferiores a 1/250 de segundo).

Categorias do artigo:
Curso de fotografia · Primeiros Passos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *