Alguns danos em edifícios e terrenos podem ser evitados através do emprego de pára-raios. A função dos pára-raios é atrair e isolar os raios e, direccionar a sua energia para um alvo seguro (o chão), servindo assim como isolador de raios. A ideia é que você pode controlar onde os raios batem e direccioná-los para longe das pessoas, propriedades, árvores e gado. A ‘chave’ para usar o pára-raios de forma eficaz é colocá-lo bem alto e enterrá-lo bem. Para que um prédio seja realmente seguro deve utilizar três ou quatro pára-raios, para isolar os raios.
Os pára-raios são ‘comprimentos’ de metal pesado, por vezes, com ‘dedos’ de metal radiantes, que são montados no ponto mais alto de um edifício ou outra estrutura. São ligados à terra com um cabo de arame, pesado, através de uma estaca ou haste de aterramento. No mercado existe uma gama de hastes com suportes de montagem que funcionam bem.
Depois de montar o pára-raios no ponto mais alto da estrutura, deve liga-lo ao chão. O chão de que falamos é a terra ‘solo’. Haverá muita corrente a passar por o cabo, se utilizar um cabo fino, ele vai derreter. Deve utilizar um cabo grosso para ligar o pára-raios à terra. Se o pára-raios for atingido por um raio o cabo terá que aguentar muita corrente. A resistência do fio ou cabo está directamente relacionada com o seu diâmetro (maior resistência para menor diâmetro), e uma vez que o objetivo da unidade é atrair e isolar raios, tornando o caminho para a terra o mais fácil possível, é lógico que quanto mais grosso o cabo, melhor.
Quase todos os cabos usados para os pára-raios são cabos de aço trançados. Cabos de cobre também são por vezes usados quando disponíveis. O cobre tende a ter menos resistência do que o aço, mas também tende a ser mais caro. A diferença de resistência é mínima na prática, portanto, pode utilizar o que for mais barato.
Normalmente, o cabo termina ligado a uma estaca no chão ou a uma haste enterrada no solo. O melhor metal a ser usado para esta finalidade é o cobre. As estacas devem ter pelo menos 1,200 metros de comprimento e 12,7mm de diâmetro. As hastes devem ter pelo menos 1,500 metros de comprimento e 12,7mm de diâmetro. Estes devem ser substituídos em cada quatro a oito anos, dependendo da quantidade de humidade no solo.
Os pára-raios funcionam muito bem no isolamento dos raios.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Alguém pode enviar-me ilustrações de como preparar e montar um para-raios? Fico desde já muito grato. Envie para tonyrecce@gmail.com
Envie para me,como devo proceder na montagem de um sistema atmosferico
Boa noite moro em uma chacara,e nao tenho para raios,queria que me passase como montar uma em casa, e os materias que precisam,aqui chove muito e trovoes e relampagos.
O texto acima mostra visivelmente, para alguém que tem experiência, a falta de conhecimento no assunto, induzindo as pessoas a instalarem seu próprio SPDA, colocando-as em risco e causando-lhes uma falsa sensação de segurança.
A elaboração de um projeto e a execução do serviço, por um profissional qualificado e habilitado que assumirá a responsabilidade técnica, dependerá primeiramente da análise de risco do local com base nas normas técnicas vigentes (NBR-5419/2015, NBR-5410). Somente após a análise de risco podemos definir a bitola e o tipo de condutor a ser utilizado, o comprimento do eletrodo de aterramento e o melhor arranjo a ser implantado.
E pra finalizar: Nenhum SPDA “atrai” o raio e o uso de captores radioativos (ou dedos de metal radiante, conforme citado acima) é proibido por lei desde 1989 através da resolução 04/89 da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), sendo recomendada a sua remoção e envio a essa comissão conforme procedimentos prescritos pelo IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares).
Como fazer um para raio pra minha casa e qual seria os materiais que devo utilizar
Gostaria de saber se posso montar um para raio em galpão pequeno ,só com terminal aéreo horizontal ,sem colocar a haste.