Uma casa desorganizada e atulhada de coisas não só se torna pouco confortável e acolhedora, como também se torna num ambiente stressante, ou seja, o aposto do que na realidade devia ser.
Contudo, só a ideia de a começar a organizar pode deixa-la um pouco assustada. Por isso, resolvemos fornecer-lhe algumas dicas básicas para organizar a sua casa de forma simples e rápida. Confira-as já de seguida.
Por onde começar
Comece por uma área pequena e com a qual se sinta mais confortável, ou vai acabar por ficar desanimada logo no inicio. Se preferir escolha uma área prioritária para si e onde passe grande parte do seu tempo.
Depois de definir qual a área pela qual vai começar a sua “aventura”, vai precisar de 4 caixas, que deverão estar etiquetadas da seguinte forma:
- deitar fora/devolver – Esta caixa é para as coisas que não pertencem onde você as encontrou, que pertencem a outras pessoas e que precisam de ser devolvidas ou para as quais simplesmente já não tem uso, mas não estão em condições de serem oferecidas a outros ou doadas.
- guardar – Esta é a caixa para colocar as coisas que realmente são úteis, para as quais presentemente não tem local para as guardar ou que têm um grande valor sentimental para si.
- doar/oferecer – São coisas que estão em boas condições, mas para as quais já não tem utilidade. Pode optar por doa-las para instituições de caridade ou até oferecer aos seus familiares e amigos.
- para arranjar – Esta é a caixa das coisas que julga terem conserto ou que podem ser recicladas. Contudo, seja bastante seletiva. Se já está partido ou escondido há mais de 5 anos, provavelmente já nem vale a pena o trabalho.
O próximo passo é ver-se livre de tudo aquilo que não lhe faz falta. Tudo o que esteja nas caixas deitar fora/devolver e doar/oferecer deve sair da sua casa o mais rapidamente possível. Comece por deitar fora o que vai para o lixo e, de seguida, decida a quem vai dar as restantes coisas. Desta forma, vai conseguir encontrar mais espaço em casa para aquilo que realmente lhe faz falta.
No caso dos papéis importantes e objetos do dia-a dia., eleja um espaço para deixar correspondências, controles e chaves. O local deve ser bem visível e acessível, pois desta forma vai saber sempre onde estão. As pastas podem ser uma das suas melhores amigas. Com elas é possível organizar a papelada que fica espalhada pela casa, inclusive as contas de luz, gás, telefone etc. Pagou uma conta, coloque na pasta.
Manter a casa organizada é um hábito. Deve fazer parte da sua rotina diária. Sabe que todos os dias tem de fazer diversas coisas para conseguir atingir os seus objetivos. Da mesma forma, faça um esforço para não atulhar a casa diariamente, guardando sempre tudo no seu devido lugar e procurando por novas soluções para melhorar a rotina da sua família.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Eu amei este artigo. Estou realmente organizar a minha casa e a ideia das caixas é simplesmente sensacional. Obrigada.
Tudo bem. Foi muito util as informaçoes desse site.São mil e uma utilidades. obrigado e quero ver as ultimas novidades.
Leiam vale , muitos precisam
Leiam vale , muitos precisam
muito bom adoro decorar
muito bom adoro decorar
muito útil e interessante as dicas, vale à pena por em prática
muito útil e interessante as dicas, vale à pena por em prática