Manter um pavimento de cortiça sempre limpo é simples, mas exige alguns cuidados especiais para se manterem também duráveis. Um simples detergente neutro e um aspirador ou vassoura é tudo o que precisa na maioria dos casos para um chão de cortiça sempre impecável e cuidado.
Seguem-se alguma dicas e orientações para limpar chão de cortiça da forma mais apropriada.
É preciso ter em conta que o modo de limpeza do pavimento de cortiça também depende do seu isolamento. Alguns pavimentos de cortiça possuem uma camada superior protetora e impermeabilizadora, enquanto que outros não foram preparados e instalados com esta preocupação em mente, pelo que deve de ter alguns cuidados específicos para cada caso.
O que vai precisar:
- Detergente neutro
- Água
- Pano suave
- Esponja de borracha
- Esfregona
Como limpar:
Se o chão estiver bem impermeabilizado e puder tolerar alguma humidade, então é seguro limpa-lo com água.
- Encha um pequeno balde com um pouco de água limpa.
- Adicione à água a quantidade adequada de detergente neutro (siga as instruções do fabricante). Se preferir pode optar por fazer a limpeza com detergentes específicos para este tipo de pavimentos, que facilmente encontra à venda em qualquer grande superfície e loja especializada. Certifique-se que o produto de limpeza não irá causar danos ao isolamento da cortiça.
- Mergulhe a esfregona na água com detergente e esprema o excesso. Mesmo nos casos de o pavimento ser bem isolado, quanto menos humidade melhor.
- Limpe o chão normalmente, como faz para outro tipo de pavimentos.
- De seguida, utilize um pano limpo para secar o chão ou deixe-o secar ao ar.
No caso do chão não estar isolado e não tolerar humidade:
- Neste caso a melhor estratégia é não utilizar água e detergentes líquidos para a limpeza do pavimento.
- Utilize uma esponja suave de borracha ou uma vassoura ou aspirador para retirar poeiras e sujidades soltas. No caso de utilizar o aspirador tenha cuidado para o fazer de uma forma suave e sem riscar o chão.
- Nas zonas com sujidade mais entranhada aplique um pano limpo, ligeiramente humedecido num pouco de água, e faça uma pressão ligeira para limpar.
- De seguida passe com um pano seco e limpo para retirar qualquer vestígio de água e humidade. Repita estas duas últimas etapas até ficar completamente limpo.
- Deixe a área afetada secar ao ar.
Dicas adicionais:
Neste tipo de revestimento, na maioria das vezes, o fabricante já coloca uma camada protetora especial, o que evita manchas e reduz ao mínimo possível o desgaste do dia a dia. Torna-se por isso vital apenas eliminar o pó e encerar o chão de cortiça com certa regularidade. Contudo, use sempre a cera apropriada ou corre o risco de ficar com o pavimento bastante danificado.
Não molhe demais a cortiça pois pode estalar e desfazer-se depois de secar.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
O meu chão é de cortiça isolada. O meu procedimento em relação à limpeza do mesmo, é o indicado no artigo, mas eu fazia-o com certas dúvidas. A leitura do artigo deu-me certezas, o que realmente foi muito bom.O meu muito obrigada.
Tudo o que seja para esclarecer as pessoas é util.
boa noite sr João santos tenho um pavimento com alguns anos de cortiça que vinha com proteção.o longo dos anos as empregadas foram aplicando cera sobre cera.como deve perceber cada uma limpava á sua maneira .como retirar essa cera e aplicar um verniz ,para criar um aspecto limpo.
agradecia a sua opinião