Menu

Plantar e cuidar de antúrios

  • on 8 de abril de 2016
  • Likes!

O antúrio é uma planta com origem na América Latina, com o nome científico Anthurium andraeanum, mas que também é bastante conhecida como Língua do diabo.

É uma planta que com alguns cuidados essenciais pode ter flor durante todo o ano e que tem uma caraterística muito curiosa que algumas pessoas desconhecem. Na realidade, a flor do antúrio não é a parte vermelha da planta, mas  sim os milhares de pontos amarelados que crescem na espiga central da inflorescência da planta. A parte vermelha mais não é que uma folha modificada, usada para chamar a atenção dos insetos polinizadores.

Saiba agora quais os cuidados essenciais que deverá ter para plantar e cuidar de antúrios me vaso ou no jardim.

Cuidados essenciais

Esta é uma planta de cultivo fácil, que é também muito resistente e exige poucos cuidados para se manter sempre bonita e florida. O mais importante é encontrar um local bem iluminado, mas protegido do sol direto, que pode queimar as folhas da planta (incluindo as inflorescências que também são folhas).

  • Luminosidade – O antúrio é uma planta que aprecia bastante luminosidade. Por isso, deve ser plantado ou mantido em vaso num local soalheiro e com boa iluminação. Contudo, esta luz que recebe diariamente não deve ser direta, pois existe o risco das suas delicadas folhas e flores ficarem queimadas ou irremediavelmente secas. A planta pode florir bem no seu jardim desde que fique em lugares à sombra.
  • Temperatura ideal – São plantas que precisam de uma temperatura bastante estável, pois não se dão bem com oscilações demasiado extremas. Sendo uma planta originária da América Latina prefere temperaturas entra os 18º e os 20ºC. Contudo, consegue tolerar mínimas de 15ºC e máximas de 29ºC, mas sempre com humidade elevada. Os antúrios devem também estar sempre em zonas bem ventiladas, mas nos dias de maior frio ou geadas não devem ficar expostos. Eventualmente cubra a planta em noites muito frias com um saco plástico, pano ou palha, especialmente no caso de estar plantada num jardim.
  • Regas – Aconselhamos que faça regas abundantes, pelo menos uma vez por semana no inverno e três vezes por semana nos dias mais quentes do verão. No entanto, evite sempre deixar água no prato (no caso de estar num vaso). Pode também pulverizar a planta com água nas horas mais quentes do dia, imitando o clima húmido da sua origem.
  • Adubação – Deve pôr adubo uma vez em cada 15 dias, durante a primavera e o verão, juntando à água um fertilizante líquido especial para plantas de interior com flor.
Etiquetas do artigo:
· · ·

Comentários

  • Informaçõe Muito importantes para os amantes de plantas e flores, como eu!

    Graça Fell 8 de outubro de 2012 18:43 Responder
  • amei as dicas pois comprei um antulio e queria apreender como cuidar.

    izabel cristina 21 de fevereiro de 2017 01:38 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *