A calêndula é uma planta com floração longa, floração essa que ocorre praticamente todos os meses do ano, inclusive nos meses de Inverno, no caso de o clima não ser demasiado frio.
É uma planta fácil de cultivar e, por isso, muito indicada para principiantes. Pode também ser plantada em vasos, terraços ou até jardins, quando tidos os cuidados essenciais.
As suas flores, à semelhança do que acontece com o girassol, também gostam de seguir o Sol. Apresentam uma cor amarela, com toques de laranja e dourado, fechando-se ao anoitecer e voltando a abrir apenas com o amanhecer de um novo dia.
Cuidados a ter com as calêndulas
As calêndulas são plantas fáceis de cuidar, mas que como sucede como outro tipo de plantas também requerem alguns cuidados específicos para se manterem floridas, saudáveis e bonitas.
Destacamos os seguintes cuidados como essenciais:
- Luminosidade – A calêndula é uma planta que aprecia bastante sol e, por isso, deve ficar num local onde apanhe bastante luz. Contudo, também sobrevive se ficar em zonas em semi-sombra, embora esse não seja o seu ambiente ideal. Nos climas mais quentes, durante a tarde deve ter sombra para prolongar a estação das flores, que de outra forma podem queimar.
- Temperatura recomendada – Prefere temperaturas moderadas, embora tolere climas mais frios, não devendo este ser excessivo e abaixo dos 3ºC. Não resiste a geadas pelo que a calêndula deve ser sempre protegida quando estas ocorrem.
- Regas – Nos períodos mais quentes do ano, o ideal é que faça regas duas ou três vezes por semana. Nos meses de inverno estas podem ser mais espaçadas, chegando uma rega uma vez por semana.
- Adubação – O adubo deve ser aplicada no período de floração da planta, de 15 em 15 dias. Pode utilizar um adubo específico para flores, de preferência um adubo líquido que dilui na água da rega.
Tratamento de fungos e outros problemas
Como acontece com outras plantas, também as calêndulas podem sofrer com algumas doenças ou cuidados inadequados. Segue-se uma pequena lista dos problemas mais frequentes e a forma mais adequada de os solucionar:
- Botrytis cinerea – A planta parece estar coberta por um bolor cinzento. Para evitar que isto aconteça, aconselhamos que coloque a planta num local bem arejado e que evite regar em demasia, pois o excesso de humidade também fomenta este problema. Depois de contraída a doença o melhor a fazer é eliminar as partes afetadas e utilizar um fungicida no resto da planta.
- Infecção – Quando as folhas da calêndula e os seus talos surgem com pústulas avermelhadas, então a planta padece de uma infeção. A cura passa por aplicar um fungicida específico, que facilmente irá encontrar à venda nas lojas especializadas.
- Oídio – Se as folhas apresentarem manchas brancas, então está na presença de oídio. Assim que vir as primeiras manchas, pulverize-as com enxofre ou fungicida para potenciar a cura e a sua eliminação.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Obrigado pela informação….muito boa a matéria, fiquem com Deus e tudo de bom.
Obrigado pela informação….muito boa a matéria, fiquem com Deus e tudo de bom.
Gostei muito do post , mas estou com dificuldades com as minhas calêndulas que ficam cheias de botões que são sempre abortada e com isso não consigo que floresçam. Se alguém puder me ajudar, ficarei grata.
eu conhecia essa planta como do lixo, encontrei o sachê dela hoje no supermercado e comprei , fiquei encantada com o nome CALÊNDULA BONINA agora vou cultivar. Achei importante a informação por ser flores comestíveis.