As plantas são elementos que dão colorido e vida a qualquer jardim ou decoração. No caso das margaridas, estas podem ser utilizadas e cultivadas tanto no exterior como no interior de uma casa, tornando-se por isso muito versáteis.
Contudo, como com qualquer outra espécie de planta, também as margaridas exigem alguns cuidados essenciais para se manterem bonitas e de boa saúde.
Aqui vos deixamos com algumas dicas de como cultivar e cuidar de margaridas.
As margaridas são conhecidas como plantas de fácil cultivo. De nome latino Leucanthenum vulgare ou Chysanthenum Leucanthenum, são muito populares e existem numa grande quantidade de espécies de diferentes tamanhos, tipos de flor e numa vasta gama de cores, sendo o tom branco o mais comum. Pertencem à família das compostas, plantas que se caracterizam por possuir flores com um miolo redondo cercado por pétalas.
Cultivo de margaridas
As margaridas podem ser cultivadas a partir de sementes (plantadas diretamente no jardim ou em vaso) ou por mudas adquiridas já prontas, que são posteriormente transplantadas para o solo.
Destacamos os próximos cuidados como essenciais:
Luminosidade – As margaridas são flores que apreciam bastante luminosidade e, por essa razão, devem ficar num local com bastante incidência de luz solar durante o dia, podendo esta ser com sol pleno. Também crescem na semi-sombra, embora apresentem melhor desenvolvimento quando apanham luz direta solar.
Temperatura – Dá-se melhor em climas de temperatura estável, que varie entre os 15ºC e os 25ºC. Embora suporte climas frios, se existir tendência para a ocorrência de geadas, a planta deve ser sempre protegida, pois pode ficar queimada e acabar por morrer prematuramente. Se tidos todos os cuidados, sobrevive e volta a florescer com abundância na primavera. Em períodos de maior calor, como o verão, é necessário regar a planta regularmente.
Regas – Entrando em maior detalhe quanto às regas aconselhadas para as margaridas, o ideal é que no verão regue a cada 2 ou 3 dias e, no inverno, faça uma rega de 15 em 15 dias. Evite regar em demasia, provocando encharcamentos, ou correrá o risco de a planta morrer. O ideal é manter o solo húmido, mas não encharcado.
Adubação – Aconselhamos que adube a planta durante o período da floração. Utilize também um substrato drenável e enriqueça-o com fertilizante sempre no final do inverno. Adubo orgânico irá fornecer os nutrientes essenciais para que a planta cresça saudável e se desenvolva, devendo ao mesmo tempo reforçar com um pouco de NPK rico em fósforo, para estimular a floração.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.