Uma manutenção de ar condicionado deve ser levada a cabo por empresas especializadas nesta área, até porque em muitos casos a Garantia do aparelho só é concedida para quem estiver devidamente capacitado para tal tarefa.
Em regra, os sistemas de ar condicionado trazem consigo um Plano de Manutenção de Operação e Controle, onde estão estipuladas as alturas em que as verificações e correções técnicas deverão ser executadas em cada ponto de refrigeração. Além disto, também é importante para uma manutenção de ar condicionado a especificação do número de pessoas que irão ocupar cada divisão que tenha ar condicionado, para que seja desenvolvida a necessária e devida carga térmica do equipamento, bem como a atividade que será necessária.
Saiba quais os passos que é necessário seguir para uma correta manutenção de ar condicionado
- limpeza dos filtros de ar;
- verificação dos sistemas elétrico e de consumo, das serpentinas do evaporador e condensador, de existência de entupimentos no dreno, do isolamento térmico, de toda a parte elétrica, do funcionamento dos controles e termostatos;
- medição da pressão de equilíbrio do gás refrigerante;
- limpeza das bandejas de água;
- verificação e ajuste de eventuais ruídos, de vibrações anormais e devida correção;
- aplicação de produtos batericidas, fungicidas e germicidas.
Claro está que a limpeza geral do equipamento fará parte de uma devida manutenção de ar condicionado
Um sistema de ar condicionado central tem dois componentes: o condensador e o evaporador. Em regra, o condensador está fora de casa, sobre uma laje de betão. Por outro lado, a serpentina de evaporação encontra-se na principal conduta por cima do forno.
Deste modo, o mesmo motor, ventilador e condutas de aquecimento são utilizadas para a distribuição do ar fresco a partir do sistema de ar condicionado.
De qualquer forma e antes de proceder a uma qualquer limpeza ou manutenção de ar condicionado, saiba que tanto o condensador como o evaporador vêm selados. Por isto, deverá ser um profissional especializado para proceder a uma manutenção de ar condicionado. Qualquer sistema deverá ser analisado e inspecionado por alguém profissional. É importante que esta inspeção e manutenção seja feita no início de cada estação fria.
De qualquer forma, existem procedimentos que nós próprios podemos levar a cabo. Lembre-se é que, antes de fazer qualquer coisa, deverá certificar-se de que o sistema está desligado da corrente. Caso o evaporador esteja acessível, deverá limpá-lo uma vez por ano.
Em primeiro lugar deverá retirar o embrulhado de alumínio do isolamento na frente do aparelho. Retire a fita com cuidado, pois terá de a substituir mais tarde. A placa de acesso está por trás do isolamento. Retire os vários parafusos e levante a placa.
Utilize uma escova dura para limpar a unidade de evaporador. Se não puder chegar a toda a placa, pode deslizar o evaporador um pouco.
Em seguida, neste processo de manutenção de ar condicionado, deverá limpar a bandeja que está por baixo da unidade de evaporação, pois é isto que transporta a condensação do evaporador. Despeje uma colher de sopa de lixívia no buraco para evitar o crescimento de fungos.
Nesta etapa final da manutenção de ar condicionado ,coloque tudo de volta no lugar e não se esqueça de colocar uma fita isolante sobre o sistema, Esteja alerta para eventuais vazamentos e sele-os com a fita.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.