Os extintores são equipamentos de segurança essenciais para utilizar em caso de indícios de fogo. São eficazes, de fácil acesso e simples uso em momentos de emergência. Por isso, é de inegável importância que seja feita uma devida e controlada manutenção dos mesmos.
Saiba que existe um Selo de Conformidade para extintores que garante a qualidade do equipamento e das empresas especializadas na sua manutenção. Este selo deve ser trocado em todas as manutenções, devendo também ser indicada no mesmo a data da seguinte manutenção.
A manutenção de extintores também prevê dois tipos de serviço: recarga, semestral ou anual e um teste Hidroestático, que deverá ser realizado a cada cinco anos. Os extintores de gás carbónico devem ser inspecionados semestralmente e os restantes anualmente.
Como fazer a manutenção de extintores
Para uma boa manutenção de extintores, devem ser verificados diversos items relativos à carga do equipamento.
À empresa que procederá com a manutenção de extintores deverá ser exigida a substituição provisória dos extintores, por forma a garantir a segurança dos edifícios, devendo a ordem de serviço ser preenchida e assinada pelo técnico responsável pela manutenção.
A troca de peças deverá estar restrita aos anéis vedantes – O-Ring. Todos os extintores que passarem por uma manutenção devem ter o anel amarelo de identificação instalado, entre a válvula e o cilindro, e devem referir a data da realização da manutenção.
Para evitar surpresas, os administradores profissionais recomendam que os condomínios contratem apenas empresas que forneçam orçamentos fechados. Isto para evitar que caso surjam imprevistos, o que poderia ser um grande problema, não hajam também aumentos significativos nos custos do condomínio.
Para uma manutenção de extintores sem imprevistos de custos, os especialistas recomendam apenas a contratação de empresas idóneas que tenham informações de registo no Inmetro e no Corpo de Bombeiros.
Aconselhamos que os orçamentos sejam sempre feitos por escrito, detalhando os serviços a prestar e produtos envolvidos. Os especialistas também recomendam a realização de um controle interno no condomínio sobre este tipo de serviços, verificando o vencimento das validades de extintores e, principalmente, a quantidade de extintores e mangueiras para a manutenção anual.
No orçamento ou proposta de manutenção de extintores, deverá estar mencionado o preço fechado, sendo que relativamente às peças, é da competência do funcionário da empresa verificá-las antes da retirada, excetuando os manómetros que podem estar visivelmente em bom estado, mas apenas apresentar defeitos com a recarga.
Desde março de 2001 que existe o Selo de Conformidade para extintores, que garante a qualidade do equipamento, bem como das empresas especializadas na manutenção de extintores.
Por fim, não se esqueça que o teste das mangueiras requer equipamento apropriado e que nunca deve ser feito no condomínio.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Muito útil. Acabamos de fazer manutenção dos extintores do local de trabalho e infelizmente muitos de nós não dá importância para o assunto. Eu, por exempo, acordei agora para a importância dos extintores.
Saudações cordiais.
Minhas perguntas são a respeito da prevenção de incêndio em edifícios.
1- extintores: em um prédio cujos andares são compostos por UMA unidade, não é necessário que em cada andar tenha UM extintor, pelo menos?
2 – Havendo extintores apenas nas garagens, e estando estes apenas com a METADE de sua capacidade, não deveriam entrar em manutenção, enchê-los, para poder estar com toda sua capacidade?
3 – A numeração dos extintores tendo sido 'raspada' e apresentando tinta vermelha por cima desses números, é normal?
4 – Se qualquer de seus componentes estiver enferrujado, não deveria ser substituído?
MANGUEIRAS
Havendo mangueiras em cada andar de um edifício – como o em questão, mas não estando as mesmas 'atarrachadas' nos bocais e, tendo o edificio cerca de 40 anos, é de esperar-se que a tubulação esteja enferrujada. Não se sabe sequer se há água nessa tubulação. Como agir para que as mangueiras sejam colocadas em seus lugares e isso seja verificado?
BRIGADA DE INCÊNDIO
Não haveria necessidade de haver uma – ou, pelo menos, ensinarem aos condôminos como usar as mangueiras, extintores, etc, – bem como agir em caso de sinistro ?
ROTA de FUGA
Estando fechada à chave a porta que dá acesso ao terraço, qual a atitude preventiva a ser tomada pelos condôminos, já que a chave não se encontra no lugar em que deveria estar?
PARA RAIOS
Sabe-se que cabe ao Corpo de Bombeiros anualmente verificar se os para raios estão em bom estado de conservação. Vez que o mesmo está também enferrujado, até onde existe – se existe – a segurança que os condôminos devem ter?
Agradeço-lhes antecipadamente a gentileza das respostas.
Mirna Cavalcanti de Albuquerque Pinto da Cunha.