Menu

Manutenção de elevadores

  • on 8 de maio de 2013
  • Likes!

Os elevadores são elementos fundamentais de um edifício com mais andares. Mas, é normal que com o passar de anos de uso exista  sempre a necessidade de os elevadores verem alguns dos seus componentes substituídos.

Por ser algo que é utilizado por várias pessoas ao longo do dia, uma manutenção de elevadores deve ser frequente e atenta, de modo a garantir a segurança de quem os utiliza.

O uso e desgaste acaba por ter o seu preço. No entanto, um agendamento de uma manutenção de elevadores preventiva e de procedimentos de funcionamento regular irão ajudar a prolongar a vida útil, bem como durabilidade do elevador.

Seguem-se algumas dicas para a manutenção de elevadores.

 

manutenção-elevadores2

 

A ter em conta

Em regra os elevadores vêm com uma garantia padrão de um ano para as peças e funcionamento, incluindo a instalação. Em alguns casos, poderá ser acordado um tempo acrescido pelo instalador que trabalha com o fabricante.

Uma boa garantia e programa de manutenção preventiva são uma parte importante da manutenção de elevadores. Na realidade, estas deverão mesmo ser obrigatórias.

Colocar em prática um processo de agendamento de inspeções regulares é a melhor maneira de prolongar a vida útil dos elevadores. Essas inspeções só trazem benefícios, como garantia de segurança e funcionamento de todos os componentes, bem como salvaguardar transtornos e gastos superiores aos necessários.

Os técnicos bem treinados e devidamente especializados operam o mecanismo do elevador sempre da mesma forma e de acordo com os procedimentos estabelecidos. Uma manutenção de elevadores preventiva é a melhor solução para um elevador ter uma longa vida e servir aos utilizadores por muitos anos.

Um bom plano de manutenção de elevadores total incluirá toda a parte hidráulica, casa de máquinas, bem como todos os componentes do elevador, cobrindo, em regra, a regular manutenção e mesmo substituições que sejam necessárias.

Avaliação do melhor plano de manutenção

Antes de um plano ser elaborado, é necessário inspecionar fisicamente o elevador. Esta etapa do processo não deverá trazer qualquer custo adicional em termos de condomínio. Isto porque a finalidade da inspeção é ser capaz de chegar ao melhor preço possível.

Uma vez avaliado o elevador, deve ser apresentada uma proposta baseada no estado em que ele se encontra.

Uma manutenção de elevadores preventiva implica a lubrificação dos rolos com óleo específico (WD-40), bem como a verificação de todas as conexões de cabos, parafusos e pinos.

Mensalmente, a manutenção deve incluir a verificação de segurança dos cadeados e em que condições se encontram, bem como os próprios cabos deverão ser verificados para eventuais sinais de desgaste. Também todas as peças móveis deverão ser inspecionadas e as defeituosas substituídas quanto antes.

Além de tudo isto, também numa manutenção de elevadores preventiva devem ser verificados todos os bloqueios de ajuste do braço, para que o elevador funcione devidamente. Deverá ser verificada também a necessidade de ajustamento de parafusos de âncoras.

Não deverá ser esquecida a verificação do equalizador de tensão do cabo (que deverá ser ajustada se necessário), bem como no caso de se tratar de um elevador com mais de um interruptor de cabeça de corte, estes deverão estar em pleno funcionamento.

Categorias do artigo:
Manutenção

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *