Iniciar-se em artesanato é sempre uma ideia estimulante.
Pode criar o que bem quiser pelas suas próprias mãos, ganhando assim um maior valor pessoal.
Agora, imaginemos que se aproxima uma dada ocasião ou deseja iniciar um negócio e para isso necessita de potes decorados.
A questão que se coloca é: como os fazer exatamente? Além de exigir uma certa técnica, há que saber como os decorar artisticamente. Não basta decorá-los com o que lhe aparecer à frente que fica logo bonito.
Seguem-se algumas dicas de como fazer potinhos decorados em MDF.
Passo a passo
Normalmente não tem de ter grande formação neste tipo de atividade, apenas bastante atenção aos detalhes, bom manuseio de materiais e bastante paciência e criatividade. O resto do trabalho falará por si.
Pode mesmo iniciar-se na decoração de potes e tomá-la como um novo hobby. Se a sua ideia é render, aponte para pequenos mercados, promova o seu trabalho, quem sabe se não irá longe passado alguns meses.
Sendo assim, comece por decorar os seus próprios potes seguindo estas simples instruções. Eles dão ótimos presentes numa festa, como favores do casamento ou como fonte de rendimento num negócio.
- Pote em MDF
- Origami ou outros papéis decorativos
- Verniz
- Pincel
- Papel de cera
- Tesoura
Como fazer:
· Envernize a superfície do papel e deixe secar
· Meça a altura e a largura necessárias
· Corte o papel de tamanho adicionando cerca de 1/4 de comprimento na parte de trás do pote
· Passe verniz com uma escova e coloque o papel em redor
· Comece a embalar, verificando se o papel é aplicado diretamente ao longo das bordas
· Passe verniz extra na ponta final do papel e pressione, alisando as rugas ou bolhas
· Deixe secar
Comece a apostar no visual do pote, dê-lhe o máximo de cor possível. Estas cores deverão estar em concordância com a sua finalidade, logo, pense bem nela antes de começar a decorar/pintar.
Experimente colar uns quantos materiais na superfície para que mais brilhante e saliente, com uma boa sensação ao passar com os dedos sobre os mesmos. Elementos como cristais, laços, lã, etc. prometem ser uma boa adição ao seu pote.
Pode mesmo colar umas quantas figuras de forma a criar potes para crianças. Estas figuras podem ser em forma de humanos, flores, sóis, arco-íris, etc. Estas podem, por exemplo, ser feitas de gesso, para uma melhor resistência e consistência quando coladas aos potes.
Procure não exagerar no tamanho do pote escolhido, não convém ser nem muito pequeno nem muito grande, algo que dê realmente gozo de olhar e pegar.
Se tiver dúvidas de como decorar, procure adotar uma certa temática:
Animais
Pessoas
Música
Comida
Bebida
Estações do ano
Amor
Paisagens
Calçado
E muitos outros temas, depende somente da sua finalidade. Pode ser tanto para o seus filhos, para decoração da casa ou como objeto de negócio. Seja como for, é geralmente algo promissor pela altura em que se termina,e as possibilidades de preparação são basicamente ilimitadas.
Decorar potes, além de ser uma tarefa fácil, consegue ser bastante estimulante, divertida e bem rentável. Se não tiver grande habilidade para tal, peça ajuda alguém com melhores mãos; o importante é que, no final, as suas ideias ganhem vida.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Dedico-me um pouco ao artesanato… Apreciei estas dicas.
Gostei muito. Obrigada.