Os cadernos decorados podem servir para diversas utilidades. Se juntarmos à sua funcionalidade também alguma beleza, ainda melhor.
Por exemplo, um caderno em que a capa está decorada pode servir como diário pessoal, como caderno de receitas ou até mesmo pode como cadernos escolares diferenciados e com design exclusivo.
O interessante em decorar um caderno é que poderá fazer um modelo de capa que ninguém tem e não pode ser comprado em nenhum lugar, desta forma podemos dizer que um caderno decorado com tecidos é especial por ser único.
Seguem-se algumas dicas de caderno decorado com tecidos.
Com os tecidos podemos transformar um caderno simples em algo mais elaborado e rico em detalhes. Poderá usar vários tipos de estampas, tecidos e poderá misturar cores diversas para que a capa fique chamativa, mas com harmonia total. Poderá decorar com laços de cetim, com bonequinhos de pano, com letrinhas, com bordados, com barbantes, com pequenas flores artificiais de tecido e com tudo aquilo que sua imaginação desejar. Explore outros materiais para incrementar como o EVA e o papel colorido para facilitar o trabalho e para deixar um aspecto mais bonito.
Mas é claro que precisará investir apenas em cadernos de capa dura para que não corra o risco de rasgar a capa e perder todo o trabalho. Procure deixar toda a decoração harmoniosa para não parecer algo confuso ou se tiver medo de exagerar use tecidos que já possuem estampas diferenciadas, assim não terá tanto trabalho para decorar. Também poderá investir em aplicações feitos em tecido, pois são fáceis de trabalhar e fixam muito bem.
Como Fazer Cadernos decorados com tecidos
Com todos os materiais de decoração em mãos que deseja usar, uma tesoura, régua, cola branca, pincel e muita criatividade poderá iniciar a criação da nova capa de caderno.
- Recorte o tecido que usará para revestir no formato do caderno aberto, mas deixe uma sobra de pelo menos 4 cm nas laterais;
- Marque o meio do tecido já recortado com o auxílio de uma régua;
- Molhe o pincel na cola branca e passe em toda a capa da frente do seu caderno. Não precisa ter medo do excesso de cola porque ficará transparente quando secar;
- Cole o tecido corretamente sem deixar rugas;
- Faça o mesmo na capa de trás para que as duas capas estejam encapadas pelo lado de fora;
- Faça um pequeno corte de 45° nos quatro cantos das sobras do tecido, ou seja, corte um triângulo em todas as 4 pontas do tecido colado na capa para conseguir um acabamento melhor;
- Também precisará fazer um corte no tecido em formato de “U” onde o caderno dobra, mas deixe uma pequena margem;
- Cole o tecido que sobrou nas laterais para que tenha um bom acabamento;
- Cole para dentro a margem deixada na dobra do caderno;
- Com o pincel, passe cola em toda a parte de dentro da capa e cole uma folha de sulfite ou papel com gramatura alguns milímetros menor que o tamanho da capa. Desta forma esconderá as bordas do tecido;
- Decore a capa como desejar. Poderá usar laços, EVA ou qualquer outro material que desejar.
Onde comprar cadernos decorados com tecido?
Poderá encontrar cadernos decorados prontos em sites de artesanato ou em ateliers. Também poderá achar em algumas papelarias que vendam artesanato ou poderá encomendar com uma artesã habilidosa com tecidos.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.