O tecido abre diversas possibilidades no artesanato, pois com apenas alguns retalhos é possível fazer algo bonito e diferenciado.
Muitas costureiras ou artesãs inventam formas de utilizar todos os pedacinhos de tecidos que sobram em seus trabalhos e os transformam em peças de decoração que também podem ser comercializadas por um preço razoável. Outras pessoas acabam aprendendo a fazer o artesanato para embelezar o seu lar, desta formar é possível criar uma decoração aconchegante e cheia de vida.
Além do famoso fuxico, é possível fazer flores usando outras técnicas para fazer os mais variados tipos de artesanato. Existe a possibilidade de fazer um vasinho cheio de tulipas ou de rosas feitas em tecido, por exemplo. Poderá soltar a criatividade usando tecidos de qualquer cor ou estampa e fazer flores que combinam muito bem com a decoração do ambiente. Além do aconchego que as flores de tecido trazem ao ambiente, esse artesanato mantém a elegância da decoração sem precisar se preocupar em regar o vasinho de flores todo dia,para que não morram, ou poderá fugir das flores artificiais feitas em plástico que não favorecem a decoração.
Poderá usar vasinhos de cerâmica, de barro, de MDF, pintados e decorados. Poderá enriquecer o artesanato usando diversos outros materiais como, rendas, sianinhas, fitas, cetim, cordões, folhas secas, bordado inglês, botões, cipós ou até mesmo sementes. Basta usar a criatividade e usar vários materiais que podem até mesmo ser extraídos da natureza.
Como fazer Tulipas de Tecido
Precisará de: tecidos de algodão, palito de churrasco, bola de isopor, fita de cetim, linha, agulha, manta acrílica e cola quente.
- Passo: Corte retângulos para fazer as flores e para fazer as folhas. Poderá cortar retângulos de 12x8cm.
- Passo: Encape os palitos de churrasco com a fita de cetim. Esses palitos serviram como caule.
- Passo: Corte as bolinhas de isopor na metade e espete o palito de churrasco já encapado.
- Passo: Junte dois retângulos com a estampa virada para dentro para fazer as folhas. Basta desenhar o formato da folha, costure de acordo com o risco e desvire para que a estampa fique para o lado de fora.
- Passo: Para fazer as flores, basta dobrar um retângulo ao meio com a estampa para dentro e costurar apenas em cima deixando os lados abertos. Passe o palito por dentro e costure o tecido por baixo do isopor para prendê-lo.
- Passo: Coloque manta acrílica em volta do isopor para deixar a flor fofinha. Agora é só desvirar.
- Passo: Preencha o resto da flor com manta acrílica, vire a beirada do tecido para dentro e de alguns pontinhos para fazer o formato da flor.
- Passo: Cole a folha no caule da flor e está pronto.
Como fazer rosas em tecido
- Passo: Desenhe 5 círculos em um tecido e corte.
- Passo: Dobre os círculos ao meio e passe com ferro quente para fazer vinco.
- Passo: Alinhave 1/4 de uma das pétalas na parte circular.
- Passo: Posicione a ponta da segunda pétala no lugar onde parou de costurar e então alinhave mais um pouco. Faça isso até chegar a quinta pétala e termine de alinhavar. Arremate mas não corte a linha.
- Passo: Enrole em volta de um de seus dedos deixando a parte alinhavada virada para cima. Una essa base sem puxar muito fazendo um leve franzido.
- Passo: Complete a volta, do centro em direção as bordas apenas costurando. Arremate e estará pronto.
Como vê, é muito simples fazer um vasinho com flores de tecido.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.