Se se interessa pela arte de tapeçaria ou tem curiosidade em como são feitos os tapetes, então saiba desde já que se trata de uma arte milenar, praticada por praticamente todas as civilizações.
De facto, existem diversos pontos e formas de elaborar um bonito tapete.
Muitos pontos usados de tricô podem ser reutilizados em tapeçaria, e o ponto rosinha é um deles, de estilo barroco.
Ponto rosinha
Para saber como fazer o ponto rosinha, saiba primeiro que fica muito bonito em tapetes rústicos, bem como em almofadas com motivos geométricos devido à duplicação do tamanho dos pontos.
Também chamado de Ponto de Arroz, este é um ponto grande, em “X”, cobrindo quatro nós da tela e quatro pontos de Cruz sobrepondo-se por cima do “X”.
- Comece por passar o fio do avesso para o direito da talagarça. Em seguida, deverá deixar dois buracos / furos da tela em branco (ou vazios), à esquerda e para cima, sendo que vai introduzir a agulha para formar a primeira perna da forma da letra “X”, fazendo-a passar por baixo de três buracos / furos.
Pode, neste momento, parecer-lhe que fazer o ponto rosinha é um ponto complicado, um bicho de sete cabeças, mas não é. Leia e releia antes de começar a fazer o seu trabalho.
- O próximo passo é deixar, de novo em branco, dois furos / buracos da tela, à direita e acima, sendo que vai introduzir a agulha para que possa ser formada a segunda perna da letra “X”. De notar e frisar que a agulha deverá sair no buraco / furo seguinte.
- Nesta próxima etapa, o que deverá fazer é passar a agulha pelos buracos / furos centrais, na vertical. Agora, o que tem a fazer é passar a agulha pelos outros buracos / furos centrais, mas na horizontal, sendo que a direção é da direita para a esquerda.
- Volte a passar com a agulha pelos buracos / furos centrais, na direção vertical.
- Por esta altura já terá o seu ponto rosinha praticamente feito. Para finalizar este ponto, ou seja, finalizar a rosinha deverá passar a agulha, no sentido descendente, ou seja, de baixo para cima, por baixo do buraco / furo central e superior à esquerda.
Por fim, você já conseguirá ver como o ponto rosinha completo vai preencher ao todo nove buracos / furos da talagarça. Assim sendo, cada quadradinho do gráfico em que se estiver a basear para o seu trabalho, vai corresponder a um ponto feito sobre nove buracos / furos da trama.
Para fazer o ponto rosinha aproveite a sua criatividade e gosto pela tapeçaria para pesquisar esquemas gráficos e outros pontos, sendo que cada tipo de ponto terá um efeito final diferente nas peças que pretende criar.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.