Muitos são os que julgam o ponto corrente, de tapeçaria, o mais complexo de se fazer, mas o facto é que se trata de um trabalho muito singular.
O ponto assemelha-se a isso mesmo, uma corrente. Este vai garantir mais segurança para a peça final e uma maior capacidade de duração.
Como fazer
Saber como fazer o ponto corrente implica utilizar um método de movimento contínuo, inserindo a agulha na frente da tela e dobrando-a ligeiramente para trazer a agulha de volta para a frente, no ponto certo. Seja novata ou uma perita em tapeçarias, um projeto de tapeçaria fica sempre melhor se usar fios e lonas de alta qualidade.
O ponto corrente seja sozinho, numa carreira de duas ou três ou mesmo compondo trabalhos é igualmente útil, mesmo em trabalhos que usem mais pontos, como o bordado Maiorquino.
Enfie a agulha de baixo para cima, que é onde se vai iniciar o bordado. Puxe toda a linha e segure-a para dar tensão ao ponto. A linha deverá passar por baixo do dedo, fazendo uma curva em frente ao lugar que está a ser bordado o risco da folha.
- Em seguida, enfie a agulha no mesmo lugar onde saiu a linha que está a segurar, sendo que deverá surgir a ponta um pouco mais à frente, sempre a seguir o risco do desenho. A distância entre onde a agulha entrou e onde saiu será a medida, ou seja, o tamanho do Ponto Corrente, que deverá ser igual em todos os pontos. Além disto, a tensão do ponto também vai dar uniformidade à sua tapeçaria ou bordado. A linha deverá continuar a dar uma volta em frente ao risco.
- O próximo passo é puxar a agulha devagar, sendo que a linha que fazia volta em frente ao risco ir fechar como que um elo. Saiba que não deverá apertar muito para que o elo não perca a sua forma.
- Segure a linha de novo para continuar com a tensão do ponto e enfiar a agulha dentro do elo que formou, saindo sempre um pouco mais à frente, na mesma distância do ponto anterior. Puxe de novo a linha, mas com cuidado, para não apertar a laçada que se formou. Repita novamente o passo em que enfia a agulha dentro do último elo feito.
Agora já sabe como fazer o ponto corrente, pois a partir daqui será só repetir os elos. Não perca a oportunidade de pesquisar trabalhos feitos e aprender com eles, nem muito menos de puxar pela sua criatividade e dar-lhe asas para voar.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.