Menu

PONTOS DE TAPEÇARIA – Como fazer o ponto festonado

  • on 16 de dezembro de 2013
  • Likes!

Seja por hobby ou por questões profissionais ou mesmo de terapia ocupacional, fazer tapeçaria pode servir para relaxar e saudavelmente ocupar o corpo e mente.

A tapeçaria é uma arte milenar de elaboração de tapetes ornamentais, fazendo mesmo parte da cultura de inúmeros países, especialmente no Médio Oriente, cujos tapetes são elaborados com os mais diversos e meticulosos bordados e que encantam o mundo costumando fazer parte de projetos de decoração de ambientes sofisticados.

Segue-se um guia de como fazer o ponto festonado.

Ponto festonado

Nos pontos de tapeçaria, saber como fazer o ponto festonado faz parte de uma técnica que permite criar uma grande variedade de produtos, desde tapetes decorados tradicionais como quadros, passadeiras, tapetes decorativos, entre outros.

No caso de estar a aprender alguns pontos básicos de tapeçaria, existem aqueles que serão necessários para aprender a rematar as peças, uma vez que o acabamento é de extrema importância, uma vez que se se deixar de fazer um ponto de remate no trabalho, a linha poderá soltar-se e, assim, perder todo o trabalho e peça.

De facto, de entre os pontos de tapeçaria, saber como fazer o ponto festonado é saber como se pode fazer o rebordo de toda uma peça, ou seja, é um tipo de ponto que se aplica em toda a borda de uma peça para que se possa recortar o tecido em excesso para a finalizar.

O ponto festonado também é chamado de ponto de festão. Apesar do facto de que este ponto é mais vezes utilizado em tapetes para as portas ou mesmo para colocar na cozinha junto ao lava-loiça, com um pouco de criatividade vai ser possível transformar esses tapetes festonados em reais peças de arte decorativa.

Para tal, basta apostar em peças de tipo mais complexo para fazer, bem como tentar levar a técnica para outras peças como toalhas decorativas. Mas, além disso, seja criativa e procure criar desenhos diferenciados.

Para saber como fazer o ponto festonado como um dos pontos de tapeçaria, comece por transferir o desenho para o tecido. Para cobrir a borda deverão ser usadas várias tiras de entretela e sobrepô-las umas às outras em 6mm. Em seguida, faça duas filas de ponto de alinhavado para delinear as bordas.

Com o mesmo fio, cubra o contorno duplo com o ponto festonado, tapando as filas de ponto alinhavado e assegurando-se de que a laçada dos pontos fica na parte exterior dos festões. Saiba que os pontos deverão ser feitos bem juntos, por forma a que o tecido do fundo fique coberto por completo.

Chegou a altura de tirar o alinhavado. Em seguida, e com uma tesoura de bordar, recorte o tecido exterior, a par da entretela de bordar. Saiba que deverá cortar o mais próximo possível do bordado, mas com cuidado, para não cortar nenhum ponto.

Por fim, saber como fazer o ponto festonado implica recortar a entretela que sobre pela parte de dentro da borda festonada. Para um toque final, alise o bordado, passando-o pelo avesso com um ferro de engomar ou usando um pano húmido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *