Menu

Cuidados a ter com as plantas e legumes

  • on 15 de março de 2010
  • Likes!

Neste texto apresentamos algumas dicas básicas e fáceis de por em prática para ter legumes e plantas de jardim saudáveis e saborosos…

Dicas para conseguir legumes e plantas de jardim saudáveis 

O silo:
A maior parte dos tubérculos (cenouras, beterrabas, nabos, excepto as batatas) conservam-se em silos, ou seja, em montes cobertos de palha e, sobre esta, uma camada de terra. Armazene somente legumes secos e sãos. Para alguns legumes é possível a conservação no congelador.

Conservação:
As variedades tardias podem-se conservar até pleno Inverno. A terra oferece grande protecção aos tubérculos, cujas filas deverá cobrir com folhas mortas. Se a terra endurecesse demasiado, não conseguiria fazer a colheita. Conserve os outros legumes em silos e cubra -os de palha.

Destruição das ervas daninhas:
Amanhe a terra dos caminhos, duas vezes por mês, com a sachola. Não esqueça que os herbicidas podem atacar também as plantas cultivadas. Utilize, portanto, produtos  adaptados aos seus legumes. Também pode suprimir as ervas daninhas, cobrindo a terra com uma camada de palha ou com plástico preto.

Tratamentos:
Alguns dias depois de serem transplantados, pulverize um fungicida nos rebentos. Se a terra secar à superfície, regue, pulverizando (de preferência ao fim do dia ou de manhã cedo). As raízes das jovens plantas estão ainda muito frágeis e necessitam de uma rega frequente e moderada.

Transplantação:
Existem muitos legumes que não são semeados em terreno aberto, mas sim numa parcela muito bem orientada, ou em estufas, e posteriormente transplantados. Assim que os rebentos ficam demasiados próximos, separam-se, transplantando primeiro os rebentos mais robustos, e depois os mais frágeis.

Outros inimigos:
Produtos especiais e também culturas anuais alternadas, combatem parasitas e criptogâmicos. Para alguns, a aplicação deve parar pelo menos 15 dias antes da colheita. Contra as lesmas e caracóis, utilize engodos envenenados ou um produto de destruição especial.

  • Julgo que quando referem “legumes” devem querer dizer “hortaliças”; já que legume implica que o fruto da planta seja uma vagem (Família Fabaceae – antiga Leguminosae. Daí que chamar legumes a feijão, vagem, favas, ervilha está correctissimo, mas não a beterrabas, alfaces, cenouras, etc.
    Infelizmente, acho que é um erro que já se tornou popular demais para ser corrigido.

    Fátima Rocha 16 de outubro de 2010 15:59 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *