Menu

Como colocar dobradiças e quais os principais tipos de dobradiças

  • on 10 de maio de 2017
  • Likes!

Existem vários tipos de dobradiças, saiba quais são e como instalar as dobradiças.

Como colocar dobradiças em madeira

 Desenhe o contorno do encaixe utilizando uma patilha da dobradiça como guia. O fiel de articulação deve ficar ligeiramente mais deslocado para a face interior da porta.

Com um formão, corte a madeira segundo o contorno da patilha fazendo-o penetrar verticalmente   até   uma profundidade igual à espessura da patilha. O chanfro do  formão deve estar virado para o rebaixo.

Com o chanfro do formão  para baixo, desbaste até à linha de fundo. O fundo do encaixe ficará mais perfeito se fizer pequenos cortes sucessivos   na   madeira, em vez de cortes muito compridos.

Corte as aparas finas ao longo da linha de profundidade do encaixe, batendo levemente no cabo do formão. Mantenha o chanfro sempre voltado para cima.

Tipos de Dobradiças

Dobradiça de uma folha: Utilizada em portas simples, caixas, janelas e biombos.

Dobradiça de fiel: O fiel pode ser retirado, o que permite desmontar as portas, tas sem retirar os parafusos.

Dobradiça de leme: É a mais correntemente usada em portas de habitações, porque permite retirá-las facilmente sem mexer nas dobradiças.

Dobradiça de mola: Utilizada em portas que devem fechar-se por si próprias (vaivém, ou doidas). Existem de uma mola — simples —, para portas que se abrem num só sentido, e com duas molas — duplas—, destinadas às que se abrem nos dois sentidos.

Dobradiça de ponto: Também designada por ponto para móveis, deve ser embutida nos cantos superiores e inferiores das portas que não podem receber dobradiças lateralmente. As patilhas são montadas em rebaixos feitos na porta e no móvel. A dobradiça de baixo deve ser sobrelevada para evitar que prenda.

Dobradiça desmontável. Permite retirar facilmente as portas de armários, caixas ou arcas para se proceder à reparação ou pintura.

Dobradiça para geleira: Própria para portas que assentam à face da estrutura, como, por exemplo, as dos armários de cozinha. A peça de suporte assenta na estrutura e a patilha móvel fixa-se à face exterior da porta. A espessura da porta tem de ser igual à altura da dobradiça.

Dobradiça invisível: Para portas colocadas à face do armário. À as que encaixa em furos abertos tanto na porta como no armário. e as que são montadas em rebaixos escavados na porta ou no armário. Podem ser esquerdas ou  direitas.

Dobradiça para tampo basculante: Permite uma articulação de forma a ficar à face, tanto na posição de levantada como na de baixada. O bordo da dobradiça é embutido na face interior. Esta dobradiça pode ser utilizada à esquerda ou à direita.

Dobradiça contínua, ou de piano: Utiliza-se em tampas de caixas, arcas, baús, etc. A dobradiça é cortada de acordo com o comprimento da tampa.

Comentários

  • Achei muito bom, com explicações interessantes, mas gostaria de desenho de cada tipo. Mesmo assim, foi muito útil, principalmente para mim, que tentarei consertar um móvel antigo, que tem os batentes roliços.
    Muito obrigado, Norival Manetto , de Bragança Paulista.

    Norival Manetto 9 de março de 2018 19:34 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *