O aparecimento de uma mancha de humidade no tecto de uma divisão é, normalmente, o primeiro indício de infiltração no telhado, o que não quer dizer que esta ocorra precisamente no local da mancha; muitas vezes a água corre ao longo da vara, ou caibro, antes de pingar.
Fixação de telhões
Retire cuidadosamente todos os telhões soltos, evitando que estes caiam, e limpe o local de toda a argamassa solta e esboroada. Prepare argamassa nova, com 2 partes de cal, 1 de cimento e 10 partes de areia fina, juntando água suficiente para a tornar fácil de aplicar.
Espalhe a argamassa e assente os telhões, exercendo pressão sobre os mesmos.
Fixação de telhas
As telhas podem soltar-se por acção de ventos fortes ou quando pisadas por pessoas ou animais; o seu desprendimento deriva do facto de os espigões — pequenas saliências que prendem as telhas — se soltarem dos seus lugares. Também pode acontecer que se despreguem as ripas de fixação.
Se for possível chegar às telhas pelo lado de dentro do sótão — o que sucede geralmente —, pode corrigir a sua posição ou substituí-las. Em alguns casos as telhas não são somente apoiadas sobre as ripas, às quais ficam presas pelos espigões, mas também presas àquelas por meio de um arame (galvanizado, de cobre ou latão). Porém, isto só se verifica em telhas especiais que têm uma pestana furada para a passagem do arame.
Substituição de telhas partidas
Por vezes, é difícil retirar telhas partidas, sobretudo se esta estiver presa com arame. Neste caso, proceda com muito cuidado para não partir as telhas contíguas.
No caso de não ser possível retirar uma telha partida, repare-a utilizando uma argamassa de cimento de presa forte com um pouco de cal. Também poderá usar um betume apropriado.
Fixação de lajes de ardósia
Quase sempre o desprendimento de uma laje resulta do facto de o elemento que a prende se soltar ou partir devido a ferrugem.
Se for possível ter acesso à ardósia, retire-a, faça um pequeno furo perto do topo para a introdução de um arame, volte a montá-la e prenda-a com uni arame à ripa de fixação. As lajes de ardósia soltas devem voltar a ser presas com elementos que não enferrugem. Uma forma fácil de prender as ardósias soltas consiste em dobrar uma tira de chumbo, cobre ou zinco em forma de Z, de maneira que a parte inferior segure a borda da ardósia enquanto a superior abraça a ripa respectiva.
Método de prender as telhas
Reparação de ardósias fendidas: Não é aconselhável retirar uma ardósia estalada, já que, para a substituir, seria necessário levantar todas as ardósias até à cumeeira do telhado. É preferível empregar um vedante betuminoso ou um outro material adequado para tapar a fenda.
Qutra solução consiste em introduzir por baixo da telha de ardósia uma chapa larga de zinco para vedar a fenda. Esta solução tornar-se-á mais eficaz se aplicar à chapa uma demão de tinta betuminosa.
Problemas nos telhados
Infiltração de água da chuva ou de neve. No caso de casas construídas em locais desabrigados, o vento pode arrastar a água da chuva ou a neve para o sótão, a menos que o telhado tenha sido devidamente forrado, o que pode fazer-se com feltro, papel impermeável, tecido betuminoso ou madeira, pregados às vigas.
As extremidades do feltro ou do papel devem ultrapassar a aresta inferior do telhado, de maneira a permitir que a água das chuvas se escoe por ali.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Pingback: Reparar Telhados e Terraços com fendas | Bricolage e Obras