Ter uma piscina é sinónimo de que terá de cuidar da qualidade da sua água. Por entre os muitos cuidados que deve ter com a sua piscina, aquele a que deve dar uma atenção especial é a purificação da água bem como o tratamento da mesma. O cloro nas piscinas mantém a água saudável, elimina bactérias e outros microorganismos que potenciam doenças ainda vulgares neste meio, como por exemplo micose, pé de atleta e mais frequentemente, inflamações variadas nos olhos, nariz e ouvidos…
O cloro é aplicado principalmente na purificação e tratamento de águas, no branqueamento durante a produção de papel e na preparação de diversos compostos clorados. Neste texto vamos abordar como utilizar o cloro como purificação da água das piscinas.
Para a utilização de cloro nas piscinas é necessário ter em conta certos aspectos tais como, usar o cloro de acordo com as indicações do fabricante. Saber qual a medida do PH da água e em piscinas com algas e água de cor verde usar primeiro algicida de choque.
Como utilizar o cloro nas piscinas
Primeiramente terá que ter em conta qual o volume da piscina, pois será a partir desse valor que irá calcular as doses necessárias. O cloro desaparece com o tempo, e assim sendo esta é uma operação que terá que realizar com regularidade. Como tal, recomendamos que adquira um aparelho medidor dos níveis de cloro, que encontrará em qualquer estabelecimento de acessórios para piscinas, para se certificar que está sempre dentro dos valores desejáveis.
A melhor forma é dosear correctamente a libertação de cloro e de uma forma homogénea por toda a piscina. Se optar por cloro na forma granulada, deverá tomar o mesmo cuidado: nunca atirar a dose inteira de uma só vez, mas antes distribui-la um pouco por toda a piscina. O ideal será mesmo dissolver o granulado num balde com água da própria piscina, bem ao jeito das técnicas culinárias, despejando-a depois de forma o mais distribuída que conseguir.
A melhor altura para fazer este tratamento é à noite, ou em alternativa, ao fim do dia, quando já não for novamente utilizada. O cloro perde eficácia com temperaturas altas, e como tal, será mais indicado deixá-lo actuar ao longo da noite, para que a piscina esteja já devidamente tratada na manhã seguinte. Desta forma assegura também que se cumpre um certo período de repouso.
Nota: O cloro granulado deve ser bem diluído antes de ser colocado na piscina, pois o grão de cloro, em contacto directo com o vinil, poderá manchar o mesmo de forma irreversível.
O cloro é extremamente corrosivo e o excesso na dosagem poderá causar danos irrecuperáveis a sua piscina de vinil, aos equipamentos, acessórios e também a saúde dos seus utilizadores.
Lembre-se que o ponto máximo de dosagem de cloro para a água de piscina esta entre 1.0 e 1.5 ppm.
Os tabletes de cloro poderão manchar o vinil de forma irreversível se colocados directamente na piscina ou se o suporte flutuante ficar parado, fazendo com que o cloro se concentre em um único ponto da piscina.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Pingback: Como Limpar Piscina de Plástico: Um guia de 4 passos - Faça Você Mesmo