Menu

Impermeabilização de Muros de Suporte e Caves

  • on 9 de outubro de 2010
  • Likes!

IMPERMEABILIZAÇÃO DE MUROS DE SUPORTE E CAVES

SOLUÇÃO SEM ISOLAMENTO TÉRMICO

– Solução de impermeabilização sem isolamento térmico, impermeabilização pelo exterior, sistema aderente

impermeabilizacao-de-caves-sem-isolamento-termico

A – Primário – Emulsão betuminosa tipo IMPERKOTE F.
B – Membrana de betume polímero APP de 4 kg/m2, armada com armadura de poliéster com 150g/m2, protegida a polietileno, tipo POLYSTER 40 . A membrana deve ser aplicada pelo sistema aderido e com juntas de sobreposição com o mínimo de 8 cm.
C – Camada drenante constituída por lâmina granular em polietileno de alta densidade com geotêxtil fixado aos grânulos, que filtra a água do solo – AGUADRAIN GEO.
D – Terreno.
E – Geotêxtil em tecido de poliéster calandrado com uma gramagem de 100g/m2, tipo IMPERSEP 100.
F – Tubo de drenagem em P.V.C., corrulado, flexível e com ranhuras, envolvido exteriormente com tecido geotêxtil, tipo IMPERDRENO.

SOLUÇÃO COM ISOLAMENTO TÉRMICO

– Solução de impermeabilização com isolamento térmico, impermeabilização pelo exterior, sistema aderente

impermeabilizacao-de-caves-com-isolamento-termico1

A – Primário – Emulsão betuminosa tipo IMPERKOTE F.
B – Membrana de betume polímero APP de 4 kg/m2, armada com armadura de poliéster com 150g/m2, protegida a polietileno, tipo POLYSTER 40 . A membrana deve ser aplicada pelo sistema aderido e com juntas de sobreposição com o mínimo de 8 cm. C – Isolamento térmico em poliestireno extrudido, com a espessura indicada no projecto, tipo ROOFMATE SL.
D – Camada drenante constituída por lâmina granular em polietileno de alta densidade com geotêxtil fixado aos grânulos, que filtra a água do solo – AGUADRAIN GEO.

E – Terreno.
F – Geotêxtil em tecido de poliéster calandrado com uma gramagem de 100g/m2, tipo IMPERSEP 100.
G – Dreno Tubo de drenagem em P.V.C., corrulado, flexível e com ranhuras, envolvido exteriormente com tecido geotêxtil, tipo IMPERDRENO.

  • Tenho um problemão em minha casa, e vivo buscando solução. Trata-se da deteriozação do emboço interno e externoque surge principalmente depois que uma parede é emassada. Comessa por criar bolhas e tempos depois está toda descascada e comessa a a esfarelar o emboço e chega as vezes a altura de 50cm. Não é infiltração, pois o lugar não fica úmido. Dizem alguns que é provocado por areiola que vem bichada, com fungos e etc. Dois amigos meus fizeram reparo em suas casas, removendo todo emboço até o tijolo e chapiscando e posteriomente emboçando com massa com cimento, areia lavado e cal e/ou impermeabilizante, entretanto voltou tempos depois com menos foça, mas voltou. Voces conhecem alguma técnica para acabar de vez com este problema?

    João Valentim 3 de maio de 2009 22:48 Responder
    • O problema que tem possivelmente surge de percolação de aguas e sais minerais desde as fundações até ao reboco. A agua sobe por capilaridade para materiais mais porosos. Qualquer material de revestimento que aplique será sempre contaminado com os sais existentes na alvenaria de tijolo. Poderá fazer uma picagem de toda a zona afectada (o maior possível para evitar a percolação), proceder à aplicação de uma pintura impermeabilizante de modo a não existir contacto entre a alvenaria e o revestimento a aplicar e de seguida aplicar o revestimento tradicional.

      bricolagem 6 de maio de 2009 14:10 Responder
  • Estou a fazer um muro de suporte em betão de cerca de 4 metros de altuura por 6 de comprimento. Já já estou quase a acabar. Esse meu muro está encostado ao muro de vedação do vizinho da parte de baixo.
    O vizinho diz que eu não posso deixar os drenos no muro pois pode deitar o muro dele abaixo. Queria saber se existe alguma legislação sobre a construção destes muros em que me possa orientar. Agradecia uma ajuda.
    obrigado
    Ramos
    aoo vizinho e te

    Ramos silva 29 de setembro de 2009 12:07 Responder
  • Tenho uma casa com cave,res do chão e primeiro andar.
    ja revesti as paredes exteriores ” com placas de esferovite,colado e revestido”com os produtos adquados.Tenho ainda um problema na cave,que tem duas janelas pequenas para circular o ar, e mesmo assim fica com um ar frio,umido e com um cheiro de “mófu”.Gostaria de saber a vossa openiao e ja agora pergunto, un desumidificador ajudaria? Obrigado J.NETO

    j.neto 12 de junho de 2010 02:23 Responder
  • Olá Jacinto,

    Um desumidificador ajudaria, mas julgo não ser o suficiente, porque me parece que o problema tem mais a ver com renovação de ar.
    Na minha opinião, o Jacinto deveria colocar um ou dois extractores na cave, para renovar o ar. Instale também um relógio associado ao circuito dos mesmos, para, em função das necessidades, ajustar o tempo diário de funcionamento dos extractores.

    Faça voce mesmo - Casa e Jardim 12 de junho de 2010 11:38 Responder
  • “A condensação pode ser também evitada por um sistema de ventilação em toda a casa, controlado por um termóstato”. Gostava de saber como fazer um bom sistema de ventilação natural independentemente a casa que seja. Preciso de exemplos(desenhos ou livros para me basear).Obrigado

    paulo paiva 21 de novembro de 2010 17:46 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *