Saiba como fazer o cultivo de plantas de jardim como a erva cidreira que poderá ser incluída no grupo das plantas medicinais. Desta forma obterá um jardim bonito, agradável e com múltiplas funções…
Cultivo de plantas medicinais e plantas de jardim – erva cidreira
Nome cientifico: Monarda didyman
Cor da flor: Escarlata, roxa, rosa e branca.
A erva cidreira é uma planta vivaz, cultivada no nosso país, que pode crescer até aos 80 cm de altura e 50 cm de diâmetro. Foi introduzida há muito tempo na Europa, a partir da Ásia Ocidental, e é vulgar encontrá-la próximo das casas, em caminhos, sebes, taludes, até junto a vinhas. Também conhecida como melissa ou citronela-menor, as suas folhas, quando manipuladas, libertam um forte e agradável aroma a limão doce. Apesar de resistente ao frio, a sua parte aérea pode mesmo desaparecer totalmente durante o Inverno.
Floresce entre Junho e Setembro e as sementes ficam maduras entre Agosto e Outubro. Apesar das suas flores serem muito pequenas, surgem em grande número, sendo por isso uma planta extremamente melífera. A erva-cidreira não só traz cor radiante ao jardim como também atrai colibri e borboletas.
Fácil de cultivar, é fundamental num jardim de plantas aromáticas, pela diversidade de características que possui. Propaga-se por sementeira, na Primavera. A germinação pode, por vezes, ser lenta. É fundamental que as sementes, que são muito pequenas, fiquem pouco enterradas, pois caso contrário poderão não germinar. Também podemos facilmente dividir os tufos que forma, na Primavera ou no Outono ou propagar por estacaria durante toda a Primavera/Verão.
Utiliza-se a parte aérea da planta na preparação de infusões, com a planta fresca ou seca, embora muitas pessoas refiram utilizá-la fresca, pois a maioria dos preparados comerciais que circulam no mercado são de muito má qualidade, com ausência total de aromas.
Também pode ser utilizada como planta condimentar. As folhas usam-se para dar sabor a saladas de legumes ou frutas.
Conselhos de crescimento: Plante a 1 a 2 pés de distância umas das outras, em solo húmido e bem drenado, depois das primeiras geadas apare à maneira de ficarem a 1 ou 2 polegadas do chão. Divida na primavera de quando em quando.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Já utilizo a muitos anos o chá de erva cidreira, tenho as plantas no meu quintal, conheço os venefícios que nos dá