Como sabe instalar um esquentador a gás em sua casa deverá ser tarefa para um técnico especializado no assunto, que terá de obedecer a alguns requisitos para instalação definidos por uma entidade credenciada pela D.G.E de acordo com o Decreto-Lei 236/89, de 17 de Agosto. No entanto este texto dará a conhecer um pouco mais sobre este tipo de instalação a gás …
Requisitos para instalação de esquentador a gás
A instalação do aparelho deve ser efectuada por uma entidade credenciada pela D.G.E. de acordo com o Decreto-Lei 236/89, de 17 de Agosto.
Localização:
Montar o esquentador num local bem ventilado, ao abrigo de temperaturas negativas e onde exista conduta de evacuação de gases queimados.
Fixação do aparelho:
Retirar o selector de temperatura e desapertar o casquilho roscado. Com um movimento simultâneo na sua direcção e para cima, desengatar a frente das duas alhetas das costas. Fixar o aparelho de modo a que este fique na vertical, utilizando para o efeito as escápulas e buchas fornecidas. Nunca apoiar o esquentador nas ligações de água e gás.
A instalação, quando feita em tubo flexível (não metálico), deve obedecer ao seguinte:
– Ser controlável em todo o seu percurso – não se aproximar de zonas de libertação de calor;
– Evitar dobras ou outros estrangulamentos;
– O tubo estar de acordo com IPQ ET 1038 e normas aplicáveis;
– Ter um comprimento mínimo possível, no máximo de1,5 m;
Deve proceder à substituição do tubo de quatro em quatro anos ou sempre que verifique que este está ressequido e quebradiço. No caso de uma instalação com mais de 0,8 m de comprimento é obrigatório utilizar tubo de cobre, de acordo com a EN 1057.Verifique se o tubo de alimentação está limpo. Utilize o acessório porta tubos (fornecido) e uma abraçadeira própria para fazer a ligação à entrada de gás do aparelho. Monte uma válvula de corte de gás, o mais próximo possível do aparelho.
Leia também:
Manutenção de Aquecedores – Como fazer?
Solucionando Avarias Comuns em Aquecedores a Gás
Ligação do gás:
A ligação do gás ao esquentador tem que cumprir obrigatoriamente o disposto nas N.P. (Normas Portuguesas). Assegure-se primeiro que o esquentador a instalar corresponde ao tipo de gás fornecido. Verifique se o caudal fornecido pelo redutor instalado é suficiente para o consumo do esquentador (ver características técnicas).
Ligação da água:
É aconselhável purgar previamente a instalação, pois a existência de areias pode provocar uma redução do caudal, no caso limite, a obturação. Identificar a tubagem de água fria e de água quente, de forma a evitar uma possível troca. Efectuar a ligação hidráulica da tubagem ao automático de água utilizando os acessórios de ligação fornecidos -joelhos de redução 3/4″ * 1/2″ para água fria e água quente (só para modelos W275/350/400) ligação flexível de 3/8″ para água quente (só para modelos W125) De forma a evitar problemas provocados por alterações de pressão súbitas na alimentação, aconselha-se a montagem de uma válvula anti-retorno a montante do aparelho.
Os aparelhos do tipo B11 só devem ser instalados num local fora das habitações onde exista uma conduta de evacuação de gases queimados. Para evitar a corrosão é necessário que o ar de combustão esteja livre de matérias agressivas. Como matérias particularmente corrosivas são de referir os hidrocarbonetos halogéneos contidos em dissolventes, tintas, colas, gases motrizes e vários detergentes domésticos. Caso necessário, tomar medidas adequadas. A temperatura da superfície, à excepção do dispositivo de evacuação de gases queimados, é inferior a 85°C,não sendo, portanto, necessárias medidas especiais de protecção.
Evacuação de gases queimados
Todos os esquentadores devem obrigatoriamente ser ligados de forma estanque a uma conduta de evacuação de gases de dimensão adequada. Esta poderá ser em chapa de ferro galvanizada, alumínio, aço inox ou fibrocimento.
- Dicas para Facilitar a Montagem de Móveis em Campinas: Como se Preparar?
- Montador de Móveis em Belo Horizonte: Dicas para Escolher o Melhor Profissional
- Por Que Contratar um Montador de Móveis em Curitiba?
- Como Contratar um Montador de Móveis em Curitiba? O que você precisa saber.
- Como Escolher o Melhor Aspirador de Pó Vertical?
Andersom, aos 34 anos, é um aficionado pelo movimento “faça você mesmo” (DIY – Do It Yourself), contribuindo ativamente para um site que celebra essa cultura. Ele tem uma paixão vibrante por aprender e disseminar conhecimentos, focando especialmente em projetos caseiros que vão desde artesanato até reformas residenciais. Andersom possui uma perspectiva curiosa e inovadora, sempre em busca de experimentar novas técnicas e materiais, desafiando a si mesmo a ultrapassar os limites da criatividade. Com um dom natural para o ensino, ele transforma cada projeto em uma chance de aprendizado, não só para ele mas para a ampla comunidade que acompanha seus conselhos e tutoriais no site. Sua metodologia é prática e fácil de seguir, o que o torna uma inspiração e um guia confiável para aqueles interessados em embarcar em suas próprias jornadas DIY. Andersom acredita convictamente que, com as ferramentas adequadas e um pouco de criatividade, todos são capazes de criar algo incrível e único. Seu entusiasmo e empenho não só enriquecem a comunidade DIY, mas também motivam as pessoas a explorarem suas habilidades e a se orgulharem de seus feitos.
Completamente desatualizado.
Anedótico … Um aparelho a gás produz um gás asfixiante ( Monóxido de carbono ) e queima um gás explosivo ( Gás Natural ou gás Butano ou Propano ) NUNCA mas NUNCA deveria ser instalado pelo utilizador, ou pelo homem dos sete ofícios. Dar a entender ou explicar os procedimentos só porque avisa antes de dar a explicação é uma vergonha.
Pingback: Funcionamento do Esquentador - Faça Você Mesmo