Colocação do motor do Volkswagen carocha – Fusca
Naturalmente, essa operação se executa em sentido inverso ao da retirada, tomando-se certos cuidados elementares que são do conhecimento de um bom mecânico, e algumas precauções peculiares.
As superfícies de contacto devem estar limpas e planas. A bucha de apoio do eixo do motor de partida será substituída se em mau estado e todo o conjunto da embreagem deve ser todo examinado. Se o empenamento da árvore primária da caixa de mudanças exceder 0,2 mm, será substituída. Untam-se de graxa sólida a bucha ou rolamento de apoio da árvore primária no volante do motor, a bucha do motor de partida e as estrias da árvore primária. Centra-se o disco da embreagem com a ferramenta VW 219 ou com outra árvore primária.
Na reposição do motor recomenda-se cuidado na colocação da árvore primária no disco da embreagem, sem danificar o colar e sem se empenar. Por isso recomenda-se que essa operação seja feita devagar e cuidadosamente. Estando o motor a altura conveniente, leva-se o mesmo a frente procurando introduzir a árvore primária no colar, sem forçá-lo, e depois no cubo do disco de embreagem. Recomenda-se girar levemente a árvore de manivelas pela polia para facilitar essa introdução.
Os estojos inferiores penetram nos furos e servem como guia. Repõem-se os parafusos superiores e apertam-se todos progressivamente. No aperto final, começa-se pelas porcas dos parafusos superiores e depois as dos inferiores.
Ligam-se depois todos os cabos de comando e as braçadeiras de fixação dos conduites.
MOTOR PLANO “1 600” RETIRADA — REPOSIÇÃO
- Desligue o cabo “terra” flexível.
- Retire o filtro de ar completo.
- Desligue os fios do alternador, da bobina, do interruptor da pressão do óleo (“cebolinha”) e do abafador automático.
- Retire a vareta indicadora do nível do óleo e o tubo de borracha do tubo de abastecimento de óleo.
- Desligue o tiuante de comando do acelerador.
- Retire os tubos flexíveis da carcaça do ventilador.
- Retire o suporte traseiro do motor e suspenda o carro no elevador ou em cavaletes altos.
- Desligue os tubos flexíveis entre o motor e as caixas de aquecimento.
- Desligue os cabos das válvulas do aquecedor.
- Desligue a conexão do tubo de gasolina na chapa protetora dianteira do motor, obturando sua extremidade com um tarugo ou plugue.
- Retire as duas porcas dos estojos inferiores que prendem o motor à caixa de mudanças.
- Coloque um macaco de carrinho embaixo do carro, de modo que a plataforma se encoste na parte inferior do motor.
- Retire as porcas dos estojos superiores do motor.
- Puxe o macaco para trás, até que a árvore primária se afaste completamente do colar da embreagem.
- Abaixe a plataforma e retire o motor.
- A reposição se faz na sequência inversa das operações descritas, tendo-se o máximo cuidado na colocação da árvore primária da caixa de mudanças nas estrias do disco da embreagem e no rolamento de apoio.
MOTOR PLANO “1 600” DESMONTAGEM — MONTAGEM DO MOTOR
- Drene o óleo do cárter.
- Retire o filtro de tela.
- Retire a chapa dianteira do motor e o silencioso.
- Desligue os condutos de aquecimento.
- Retire o alternador.
- Retire a carcaça da sucção do ar.
- Retire a polia, a metade posterior da carcaça do ventilador, o ventilador e a metade anterior da carcaça.
- Retire o distribuidor, a bomba de gasolina, e a árvore do distribuidor.
- Retire o radiador de óleo.
- Retire os dois eixos de balancins.
- Retire os cabeçotes, cilindros, pinos dos êmbolos e os êmbolos, marcando as peças com tinta para recolocá-las nos mesmos lugares.
- Retire a embreagem e depois o volante do motor.
- Retire a bomba de óleo.
- Desmonte a carcaça, retirando as porcas e parafusos que prendem duas metades e retire as árvores de manivelas e de comando de válvulas.
Os serviços mecânicos nos cabeçotes, válvulas, árvores de comando e de manivelas, êmbolos e cilindros, bomba de óleo e volante do motor se faz do mesmo modo já descrito em relação aos outros tipos de motores, observando o uso de peças próprias e medidas correspondentes ao tipo do motor.
Remontagem da árvore do distribuidor: A montagem dessa peça se faz de modo que a linha prolongada que passa pelo entalhe forme um ngulo de 60° com a linha longitudinal do motor, tendo a parte mais estreita do excêntrico voltada para a bobina, estando o primeiro cilindro no ponto de ignição.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.