Essa carcaça serve de apoio aos dois rolamentos das árvores primária e secundária. Esses rolamentos devem sofrer uma compressão de 0,2 a 0,11 mm, valor esse determinado pela espessura da junta entre a carcaça da alavanca e a caixa.
Para se determinar o valor da espessura dessa junta mede-se a projecção dos rolamentos para fora da caixa e a profundidade de seus alojamentos na carcaça e assim consegue-se obter a espessura das juntas. Naturalmente, a medida dos rolamentos para fora e para dentro só pode ser bem aferida estando os mesmos bem alojados na carcaça, o que se consegue com leves pancadas de um martelo de plástico.
A figura mostra as medidas que se tem de tomar para cálculo da espessura da junta e da junta de papel. Todas as referências que são feitas a seguir dizem respeito a figura. Exemplo de cálculo:
- Projeção do rolamento duplo para dentro (D) – 10,60 mm
- Profundidade do alojamento na carcaça (C) – 10,30 mm
- Diferença – 0,30 mm
Para compensar a diferença, a espessura da junta seria de 0,30 mm? Mas como deve haver uma tensão inicial sobre o rolamento duplo no valor de 0,02 a 0,11 mm, ou seja 0,05 mm em média, a espessura da junta será diminuída desse valor, ou seja 0,30 — 0,05 mm =0,25 mm.
Quanto ao rolamento da árvore primária, a tensão inicial deve ser a mesma, ou seja 0,05 em média.
Assim, se a profundidade do rolamento para dentro for de 0,18 mm, por exemplo, (medida E), a espessura da junta de papel (5), será de 0,18 mm + 0,05 mm o que dá 0,23 mm como resultado. Essa junta deve ser colocada junto ao rolamento bem concêntrica com este e antes da junta principal.
Determinadas as espessuras das juntas, coloca-se no lugar a caixa da alavanca, verificando-se antes se todas as hastes dos garfos estão em ponto morto. Depois de montada a caixa, verifica-se se todas as marchas se engrenam com facilidade e só então monta-se a transmissão no chassi.
Reposição da transmissão do volkswagen carocha – fusca
A reposição da transmissão se faz em ordem inversa a da retirada, observando-se os seguintes cuidados:
O uso do suporte VW 609 para o eixo traseiro facilita a operação. O conjunto é levado ao lugar com o macaco próprio, enquanto dois mecânicos, um de cada lado, repõem as trombetas nos braços da suspensão.
Os parafusos do suporte da transmissão devem ser bem lubrificados.
Apertam-se primeiramente as porcas sextavadas de fixação da parte dianteira e depois as porcas para fixação do suporte da caixa aos calços de borracha traseiros. Verificar se os parafusos no disco de acoplamento estão bem colocados em suas sedes na alavanca de seleção e na alavanca de comando de mudanças, e travá-los.
Na reposição das carcaças das caixas de redução dos utilitários, nos braços da suspensão, deve-se usar um grampo para firmar essas peças ao se colocarem os parafusos.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
como proceder na revisão/manutenção de um aquecedor de agua(junker) a gas com mais de 5 anos?