Quando o Inverno chega a necessidade de aquecer as nossas casas torna-se essencial. Os sistemas de aquecimento para a casa são variados e existem diversos aparelhos que pode escolher para manter um ambiente quente e confortável quando faz frio lá fora. Os radiadores de infravermelhos compostos por uma resistência eléctrica são uma das opções…
Como aquecer a sua casa no Inverno
Na época do Inverno, é necessário obter um sistema de aquecimento que ajude a manter a casa quente e com um ambiente confortável. Há casas equipadas com lareira, outras possuem um sistema de aquecimento central. Mesmo assim muitas pessoas optam por utilizar o sistema de aquecimento fornecido pelos electrodomésticos de aquecimento local. São aparelhos que dificilmente avariam nem carecem de muita manutenção, desde que não exagere na sua utilização.
Convectores
A resistência eléctrica colocada no convector permitem o aquecimento o ar que vai atravessando o aparelho. O ar quente vai subindo e aquecendo gradualmente a temperatura do ambiente da casa. Quando volta a arrefecer, o ar volta a descer e novamente aquecido, num processo contínuo. Isto é conhecido por processo de convecção natural. Em certos modelos é permitido accionar um ventilador, acelerando deste modo o sistema de aquecimento , isto é, utilizando uma convecção forçada. Quando o ambiente ficar quente o ventilador desliga e o aparelho continua a funcionar normalmente de forma silenciosa. Os convectores podem ser usados de uma forma prolongada pois são preparados para isso.
Radiadores de infravermelhos
Nos radiadores de infravermelhos, o calor é produzido através de tubos de quartzo, que são levados à incandescência por uma resistência eléctrica individual. O calor é produzido logo de imediato, mas no entanto é muito localizado: os radiadores são úteis, para aquecer os pés, mas não são aconselháveis para aquecer totalmente uma sala. É um sistema de aquecimento silencioso e relativamente rápido a atingir o nível pretendido de aquecimento, porém apresentam alguns riscos de incêndio no caso dos tubos de quartzo eventualmente atingirem materiais fáceis de inflamar como o tecido ou papel.
Ao escolher este tipo de aparelho para aquecer a casa de banho, deve fixa-lo na parede, afastado do chão e da banheira. Deve ter atenção para também não pôr muito perto do tecto, para que o calor possa se espalhar por toda a divisão.
Radiadores a óleo
Os radiadores a óleo funcionam da seguinte maneira: as resistências eléctricas aquecem o óleo que é um bom condutor de calor. Este óleo encontra-se no interior de um contentor metálico. Os radiadores produzem um calor que lentamente se vai difundindo desde o interior. Os radiadores são aparelhos muito silenciosos, porém muito lentos. Só quando o óleo atingir uma certa temperatura é que se nota o aquecimento.
Deve ter atenção para não cobrir o radiador com um roupa para secar como toalhas de banho e afins, principalmente nas pequenas ranhuras que geram a ventilação. Desta forma corre o risco de o aparelho atingir um sobreaquecimento, e casualmente, provocar um incêndio.
Termo-ventiladores
O sistema de aquecimentos dos termo-ventiladores funcionam da seguinte maneira: o ar frio é aspirado e aquecido pela resistência eléctrica reenviado o ar já aquecido para o exterior. Este tipo de aparelho possui normalmente um termostato para evitar o sobreaquecimento. São aparelhos pequenos e práticos e leves, porém algo ruidosos. Aquecem o ar do ambiente da casa de forma rápida e uniforme. No entanto somente podem ser usados em curtos períodos.Tenha atenção à sua limpeza e não deixe acumular pó. Neste tipo de aparelhos, a constante aspiração do ar permite passado algum tempo, alguma formação de pó. Para não deixar que o pó se queime, provocando o cheiro a queimado, é aconselhável limpar de vez em quando o interior do aparelho. Se o modelo for pequeno, bata somente aspirá-lo. Os aparelhos de maiores dimensões, precisam de ser abertos. Para isso faça o seguinte:
– Desligue o termo-ventilador e comece por desaparafusar a caixa, depois aspire com a potência no mínimo limpando a sujidade maior. Com a ajuda de uma escova macia e seca limpe as palas do ventilador, o motor, as grelhas de entrada e saída do ar e se for preciso limpe também a resistência eléctrica . Para conseguir limpar o motor, pode ser preciso retirar primeiro o ventilador, que está fixado por um parafuso. Depois de retirado os parafusos limpe cuidadosamente o pó da grelha de entrada de ar. Deve deslocar com cuidado a placa que protege a resistência eléctrica, para poder limpar por baixo. Aspire e depois passe com uma escova. Depois de tudo limpo volte a montar os componentes do termo-ventilador e aparafuse a caixa. Faça isto de maneira a que a caixa fique como estava.
AVARIAS
PROBLEMA | CAUSA POSSÍVEL | QUE FAZER? |
o aparelho não funciona | – não há corrente – sistema de segurança accionado, devido a sobreaquecimento (no caso do termo-ventilador) | – verificar se está ligado; se necessário, medir a tensão – desligar e esperar que arrefeça |
a luz-piloto não acende | – não há corrente – lâmpada mal enroscada ou fundida | – veja em o aparelho não funciona – enroscar ou substituir a lâmpada |
funcionamento irregular | – mau contacto na tomada, na ficha, no cabo ou no interruptor – resistência e/ou termostato danificados | – restabelecer as ligações; substituir eventuais peças danificadas – recorrer a um técnico |
ventilador lento ou bloqueado (no caso do termo-ventilador) | – palas danificadas – um objecto estranho bloqueia o movimento – motor ou ventilador danificados | – substituir o ventilador ou o aparelho – abrir o aparelho e retirar o objecto – recorrer a um técnico |
cheiro a queimado | – acumulação de sujidade na resistência ou nas grades de ventilação | – abrir e limpar o aparelho |
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.