Existem certas reparações simples que pode fazer na sua guitarra. Pode fazer a substituição de um trasto de guitarra quando este ficar demasiado gasto. Em relação às cravelhas de guitarra quando estas se partem, pode comprar a respectiva peça e facilmente montá-la…
Substituição de um trasto de guitarra
Se um dos arames que atravessam o braço da guitarra, chamados trastos, ficar gasto ou frouxo, substitua-o por uma pouco de arame de trasto, que pode adquirir numa loja de instrumentos musicais.
Retire as cordas e levante ou force cuidadosamente o trasto para fora da respectiva ranhura. Meça um arame novo, dando a mais 1,5 cm, e corte-o com um alicate. Tenha o cuidado de não alterar a curva natural do arame.
Ponha um pedaço de madeira por baixo do braço da guitarra, coloque o arame do trasto na posição devida e, trabalhando do centro para os lados, dê-lhe umas pequenas marteladas para o encaixar em posição. Apare o que sobrar do arame com um alicate e alise as extremidades com uma lima fina.
Substituição das cravelhas de guitarra
Numa guitarra clássica existem seis cravelhas, com as respectivas placas metálicas, a bobina e as rodas dentadas. Por vezes, as três cravelhas de cada lado assentam sobre uma placa comum, outras vezes existem seis placas, uma para cada cravelha. Se uma roda dentada se gasta ou parte, solte as cordas e substitua o conjunto da cravelha ou das cravelhas desse lado. Volte a meter as cordas nas respectivas bobinas.
Substituição de uma corda
Retire as extremidades da corda velha do cavalete e da cravelha. Enfie a corda nova no respectivo orifício no cavalete.
Passe a extremidade curta da corda por cima do cavalete, por baixo da corda e da laçada que fez. Se a corda não tiver a terminação em bola, passe a extremidade através da laçada por várias vezes e puxe a corda apertando bem.
Meta a extremidade livre da corda pelo orifício da bobina da cravelha e rode esta no sentido dos ponteiros do relógio, Enrole a corda na bobina dando quatro ou cinco voltas; tenha o cuidado de não deixar as voltas da corda sobrepostas.
Como consertar um corpo de guitarra fendido
Uma fenda na caixa da guitarra pode ser reparada com cola sob pressão, mas tem de se ter muito cuidado. A pressão excessiva pode causar mais estragos. Comece por fazer uma armação de madeira 2,5 cm mais larga do que a parte da caixa da guitarra que quer consertar e 1,5 cm mais alta. Para a fazer, corte quatro ripas de 2,5 x 2,5 cm à medida desejada, colando-as e pregando-as umas às outras. Depois, faça três cunhas de madeira macia com 7,5 cm de comprimento e tendo a parte mais alta 2,5 cm de espessura. Envolva estas cunhas num pano macio.
Retire as cordas da guitarra. Limpe a fenda com um pincel fino. Derreta um pouco de cola animal e aplique-a na fenda.
Introduza a armação à volta da guitarra e, com muito cuidado, ponha uma cunha de cada lado para fixar o instrumento de maneira que a lenda fique fechada. Veja se as bordas da fenda não estão sobrepostas. Retire o excesso de cola.
Meta a terceira cunha por cima da fenda para que as suas bordas fiquem ao mesmo nível. Deixe a cola secar durante 12 horas.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Boas.
Achei que este artigo interessante, mas um bocado simplista. EU pessoalmente gosto de encorajar as pessoas a realizarem os seus setup e trocas de cordas. Substituir as cravelhas (ou carrilhões) também não é nada dificil.
No entanto, acho que fechar as fendas de uma guitarra acústica ou trocar os trastes não devem ser feitos em boas peças por DIY. Em violas baratas até pode ser uma aventura engraçada. Mas se voces têm estima pelo vosso instrumento recomendo que o deixem nas mãos de um profissional.
Deseja reparar a sua guitarra/baixo?