Alguns aparelhos eléctricos podem ser ligados à corrente por meio de uma caixa de ligação directa, em vez de através de uma ficha e tomada. A ficha permite mudar o aparelho de lugar, ligando-o a uma tomada diferente. No entanto, certos aparelhos não precisam de ser deslocados, como, por exemplo, os aquecedores de parede, os exaustores e os aparelhos de ar condicionado, que não necessitam portanto de fichas eléctricas. Prefira sempre uma caixa de ligação directa com um interruptor eléctrico a um interruptor simples…
Ligação da caixa ao circuito
Desligue o interruptor geral do quadro ou retire o fusível ou disjuntor correspondente ao circuito em que vai trabalhar.
Se vai montar esta caixa onde já existe uma tomada já montada, retire os parafusos de fixação da tomada e desligue os fios dos terminais que ficam por detrás da tomada. Se vai montar a caixa de ligação directa numa nova saída de alimentação, retire o revestimento isolador exterior e descarne os fios, tal como fez ao cabo do electrodoméstico que vai instalar. Se o fio de terra do cabo não estiver isolado, enfie um pequeno pedaço de manga isolante de plástico nesse fio para o identificar e isolar.
Se a caixa de ligação directa vai ser ligada a um circuito em anel, há dois cabos para ligar; una as pontas condizentes — vermelho com vermelho, preto e verde e amarelo com verde e amarelo. Se a caixa de ligação directa vai ser montada numa derivação do circuito em anel, só haverá um cabo para ligar. Ligue o cabo aos terminais assinalados com as palavras «Corrente», «Alimentação» ou «Entrada». Abra o suporte do fusível que fica na frente da caixa de ligação directa e insira o fusível de tipo cartucho adequado. A potência está indicada em watts na pequena placa metálica fixa no aparelho. Por exemplo, para um aparelho de 720 W use um fusível de 3 A. Coloque a caixa de ligação directa em posição e aparafuse sem apertar muito.
Coloque novamente o fusível que retirou do quadro e ligue o interruptor eléctrico geral.
Caixa de ligação directa
Ligue os fios condutores aos terminais assinalados com as palavras «Alimentação» (Locid) ou «Saída» (Out).
Ligação do cabo
Comece por ligar o cabo do aparelho eléctrico à caixa de ligação directa, para poder trabalhar mais à vontade. Depois, desligue a corrente no quadro antes de incorporar a caixa no circuito. O cabo de um congelador ou de uma máquina de lavar roupa deve ficar suficientemente comprido para poder afastar o aparelho da parede para o limpar ou fazer uma reparação.
Com uma faca afiada, descarne a ponta do cabo num comprimento de cerca de 7,5 cm — o suficiente para os condutores isolados chegarem à vontade aos terminais da caixa de ligação directa. Com um alicate de descarnar, retire 1,5 cm do revestimento isolante de cada condutor.
Enfie o cabo pela entrada da caixa de ligação directa, que tanto pode ficar à frente como num lado, e fixe-o com uma braçadeira, se a houver. Certifique-se de que uma porção do cabo com revestimento exterior já fica dentro da caixa.
Como ligar directamente à corrente um aparelho eléctrico fixo
Existem certos aparelhos eléctricos que se forem ligados directamente a uma caixa, não há perigo de que as fichas eléctricas se estraguem ou sejam desligadas involuntariamente. Pode instalar-se a caixa de ligação directa em substituição de uma tomada de qualquer circuito. A caixa de ligação directa adapta-se a uma caixa de montagem normalizada, semelhante à de uma tomada.
Prefira uma caixa de ligação directa com interruptor eléctrico a um interruptor simples.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.