Devido ao recente aperfeiçoamento do isolamento térmico dos sótãos é normal que toda a canalização ali instalada esteja desprotegida e vulnerável ás temperaturas de frios que naturalmente iram fazer congelar os canos e depositos de água que dão acesso directamente à habitação.
Os sistemas de aquecimento como por exemplo o de aquecimento central também poderá ser afectado, para tal é necessário estudar bem os s
Como impedir o congelamento de canos e depositos
Isolamento de canos.
Estes devem ser isolados e protegidos com meias-canas ou mangas flexíveis de espuma ou plástico. Também podem ser isolados com outro material isolante que achar mais conveniente.
Isolamento de depósitos.
Poderá isolar os tanques e depósitos que tenha no sótão com mantas de tela de vidro ou placas de poliéster, utilize o material que achar mais conveniente e fácil de manusear de acordo com aquilo que pretende isolar e proteger. A tampa também deve ser protegida com isolamento térmico.
Outra dica muito importante é não isolar o chão do sótão, pois desta forma poderá mante-lo com alguma temperatura e isso vai ajudar a que os canos e depositos não congelem com facilidade.
Outras soluções
No caso de longos períodos de ausência o ideal é , descarregar todo o sistemas de aquecimento utilizando a válvula ou a torneira de drenagem da caldeira, ou adicionar uma solução especial anticongelante à água do sistema. poderá também deitar um pouco de sal nos canos com mais tendência a congelar, isto evitará o seu congelamento.
Aquecimento central
O aquecimento central é um sistema que nos permite aumentar a temperatura ambiente e baixar a humidade relativa do ar no interior de um espaço fechado, criando condições que permitam aos utilizadores sentirem-se confortáveis, mesmo em situações de baixas temperaturas exteriores. No caso de a sua habitação possuir este tipo de aquecimento, quando a casa ficar desabitada por períodos curtos, deixe o sistema de aquecimento ligado, se possível com os termostatos regulados com uma temperatura reduzida. Esta temperatura, além do conforto proporcionado, vai diminuir a desagradável sensação de humidade e evitar a formação de manchas de humidade e bolores.
Um sistema de aquecimento central fornece um alto padrão de conforto com um baixo consumo energético, sem desagradáveis ruídos e com um longo período de vida útil. Este sistema é de fácil manutenção já que todos os aparelhos que o constituem se interligam com dispositivos que asseguram o seu máximo rendimento com um absoluto controlo do utilizador.
Acumulador
As caldeiras que possuem o serviço de água por acumulação permitem a utilização de várias torneiras em simultâneo sem a perda de eficiência. Neste caso será necessário instalar em conjunto com a caldeira, um acumulador de águas sanitárias. Não esquecer que o reservatório de água deverá ser escolhido em função das necessidades da família.
Na aquisição deste sistema é fundamental ter em conta os seguintes aspectos:
- As caldeiras podem ser murais ou de chão, consoante o espaço e necessidades. Funcionam com ou sem acumulador, cuja função é a de garantir a existência de urna reserva de água quente.
- O sistema com caldeira a gasóleo permite o fornecimento de águas quentes sanitárias independente do aquecimento central. No entanto, obriga à existência de um depósito de combustível, normalmente enterrado no solo.
- Por ser considerado um combustível amigo do ambiente, existem benefícios fiscais.
- Ao contrário do sistema de ar condicionado, o aquecimento central não possibilita o controle de temperatura da casa no verão.
Caldeira
A caldeira tem como objectivo o aquecimento da água. Actualmente exitsem no mercado diversas soluções que adaptam-se a qualquer situação em função das necessidades especificas de cada utilizador.
Radiadores e Toalheiros
Estes equipamentos permitem aquecer o ar através da água quente produzida pela caldeira. Assim é possível proporcionar uma temperatura agradável de forma natural e silenciosa. Utilizando sistemas com termóstato, é possível realizar um controlo da temperatura ter ainda as mais diversas temperaturas em cada divisão da habitação.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.