Silicone
A maioria dos isolantes é vendida em tubos concebidos para encaixarem numa ferramenta de calafetagem. Esta ferramenta é essencial, mas pouco dispendiosa, sendo fácil de usar após alguma prática. Se guardar a extremidade do tubo que cortou antes de o usar, poderá utilizá-la para fechar novamente o tubo após ter sido usado.
Os isolantes mais úteis para utilização em casa são os silicones e os mástiques (calafetagem), disponíveis em cores diferentes e em graduações diferentes dependendo do uso final. Estes têm a vantagem de nunca secar
completamente, por isso podem ser usados para vedar dois materiais que tenham probabilidade de se mover ligeiramente. Os exemplos mais comuns são os espaços entre uma banheira, lavatório ou chuveiro e uma parede e o espaço entre uma janela ou uma moldura da porta e a parede que as rodeia; um isolante rígido utilizado aqui racharia muito depressa.
Há vários isolantes de recuperação, frequentemente contendo betume, para remendar fendas em algerozes, tubos de descarga e telhados planos; a espuma de expansão também pode ser utilizada para vedar espaços bem grandes.