Antes de escolher as tintas e papel de parede para fazer o revestimento de paredes, deve verificar o seu estado. As paredes devem estar em perfeitas condições. Se a sua parede possuir rachas e fendas deve tapá-las com massa de enchimento. As placas de pladur também podem ser remendadas. As sancas de gesso são uma boa solução para decorar e ao mesmo tempo esconder imperfeições da junção da parede com o tecto…
Como fazer a reparação de paredes e tectos
Antes de se dedicar à decoração, como a pintura ou a colocação de papel para o revestimento de paredes, os tectos e as paredes devem estar em perfeitas condições, se quiser obter os melhores resultados, uma vez que todos os defeitos serão visíveis. Isto significa encher rachas, fendas ou outras imperfeições, de modo a obter uma superfície lisa. Felizmente existe uma excelente gama de produtos para pôr fim a esses defeitos.
Encher buracos
Os buracos pequenos, especialmente os que são deixados por parafusos, podem ser enchidos da mesma forma do que as rachas. Retire tomadas de parede mais salientes para um melhor acabamento. Os buracos maiores são problemáticos. O tipo de buraco deixado ao retirar-se um cano de uma parede pode ser reparado com um reboco feito por si, que pode ser aplicado normalmente em camadas até 50 mm. Os orifícios mais pequenos, até 20 mm de profundidade, podem ser tratados com uma massa de enchimento especial, enquanto os buracos fundos podem ser preenchidos com uma massa de enchimento de espuma expandida. Depois de seca, esta pode ser cortada e passada a lixa, depois pintada ou forrada a papel. Se tiver caído da parede uma parte de reboco, use um estuque de reparação, nivelando-o com a parede circundante com um pedaço de madeira plano. Para as áreas maiores, pregue ripas de madeira à parede para servirem de guias para a régua de madeira.
Nota
• Se reparar uma aresta rebocada, coloque uma ripa num dos lados desta para segurar a massa de enchimento enquanto esta seca. Para todos os cantos, use um rebordo de metal fixo com reboco.
Encher rachas
Existe massa de enchimento de utilização geral para a maioria das rachas de tectos e paredes. Esta já vem preparada em tubos ou em pó para misturar com água. A massa de enchimento é aplicada simplesmente com uma espátula, pressionando-a para dentro das rachas e alisando-a na superfície. Algumas rachas necessitam de ser ligeiramente alargadas para dar à massa de enchimento algo a que se fixar; nas rachas mais finas pode usar-se uma massa especial de enchimento de traço. As massas de enchimento normais são adequadas se forrar o tecto ou a parede com papel, mas, para a tinta, é aconselhável uma massa de enchimento fina. A maioria das massas demora um pouco a secar, após o que podem ser lixadas e niveladas. As massas de enchimento instantâneas secam rapidamente e são adequadas para reparações de última hora, enquanto está a pintar ou a forrar com papel de parede. Muitas destas massas de enchimento também são adequadas para madeira e para estuque – desde que a madeira seja pintada – por isso, a massa de enchimento para rachas e para buracos pode ser aplicada de uma só vez, dado que o material é o mesmo. Para rachas entre dois materiais diferentes, por exemplo, o reboco da parede e a arquitrave de madeira que emoldura a porta, deve utilizar uma massa de enchimento flexível. Esta vai acompanhar o movimento inevitável entre os dois materiais sem abrir.
Reparar ripas e reboco
Os buracos em tectos e paredes de ripas e reboco podem ser reparados da mesma forma do que os buracos em superfícies rebocadas normais, desde que as ripas estejam intactas. Primeiramente, pincele as ripas com cola de acetato de polivinilo para reduzir a absorção, depois repare com massa de enchimento normal, especial ou reboco de reparação. Se as ripas estiverem partidas, retire o reboco até deixar completamente à mostra as vigas verticais. Corte um pedaço de pladur com o tamanho ideal e pregue-o no lugar antes de encher com massa.
Reparar placas de pladur
As fendas e os buracos pequenos neste tipo de superfície podem ser reparados da mesma forma do que as rachas e os orifícios no reboco sólido, mas se tiver sido feito um buraco maior no material -por exemplo, por um puxador de porta -é requerida uma solução diferente. Neste caso, coloca-se um remendo por trás do buraco para fornecer um suporte para a camada de massa de enchimento. Primeiramente, use um serrote de ponta para abrir o buraco em forma de quadrado. Depois, corte uma secção de pladur com um comprimento ligeiramente menor do que a diagonal do buraco. Isto permitir-lhe-á passá-lo através do buraco num determinado ângulo. Faça um pequeno orifício no meio do remendo de pladur e insira um pedaço de fio através deste antes de aplicar massa de enchimento ou colar as extremidades na parte cinzenta do quadrado de pladur. Isto vai segurá-lo firmemente à parte de trás do painel já existente. Passe o remendo através do buraco e puxe-o contra as extremidades do buraco. Mantenha o fio esticado enquanto aplica massa de enchimento no buraco, depois deixe secar. Corte o fio e aplique uma camada final de massa de enchimento ou de reboco de acabamento, assegurando-se de que a superfície está nivelada.
Ocultar as junções do tecto com a parede
Existem sancas de gesso polistireno, de reboco ou de madeira para aplicar entre as paredes e o tecto de uma divisão. Possuem duas funções: são decorativas e servem para esconder a união entre as paredes e o tecto. Também se chama cornija a uma sanca decorativa; as cornijas antigas de estuque podem estar cobertas por muitas camadas de pintura e podem precisar de ser limpas para se verem os pormenores.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Viva,
gostei do sito, no entanto acho que umas fotos/videos ajudariam.
Hugs,
Tarrinho
Concordo com o Tarrinho. As fotos sao imprescindíveis nos exemplos e sugestoes, pois materializariam a escrita. De qquer forma, parabens pelas explicacoes e dicas.
Tenho uma casa sem reboco. Tem algum produto para passar sem precisar rebocar?
Viva, possivelmente haverá uma pasta de proteção para paredes sem reboco, mas fica mais economico fazer uma massa e dar umas “chapadas” na parede
Tela de Parede Vinílica /// revestimentos murais vinílicos
Uma tela de parede com muitos benefícios, tornando-se, assim, no material ideal para espaços interiores.
Com a Tela de Parede Vinílica pode esquecer os problemas comuns de revestimentos de parede, durante muitos mais anos, uma vez que a mais-valia é a ausência de manutenção contínua, permanecendo esta tela de parede limpa e estética.
Outra vantagem do Tela Vinílica encontra-se no facto de cobrir micro-fissuras e defeitos alvenaria, graças à flexibilidade da tela e à consequente adaptação às novas condições.
Venha conhecer pessoalmente a novas telas de parede vinílicas…