Menu

Remoção de Humidade e condensação

  • on 15 de março de 2011
  • Likes!

A humidade e a condensação podem deixar estragos profundos na sua casa. Para a sua remoção existem várias formas. A impermeabilizacao do solo durante a construção da sua casa é muito importante para evitar este tipo de problema.A condensação acontece mais frequentemente em casas de banho e cozinhas, onde as actividades com água como o banho e a lavagem da cozinha são regulares…

O que é a humidade infiltrada?

A humidade infiltrada é provocada pela humidade que entra do exterior, ou seja com a utilização e desgaste da estrutura da casa. A humidade infiltrada também pode afectar paredes maciças sujeitas à chuva forte. Normalmente este tipo de humidade aparece após uma grande carga de água danificando a casa um pouco por todo o lado. O bolor irá se formar onde existe mais humidade e nem sempre é muito fácil de detectar logo no início este problema.

Causas da humidade infiltrada

• Quando há humidade nos tectos, esta pode ser originada por telhas partidas e soltas ou até por uma cumeeira danificada. A humidade num tecto que se espalha pela saliência da chaminé ou pela janela do telhado, na junção de dois telhados inclinados, ou em cantos que unem uma extensão de um só andar, geralmente é causada pela tela que se descolou da alvenaria ou pelos filetes de argamassa que estão rachados ou desfeitos.

•A humidade nas paredes perto do tecto, é originada por goteiras defeituosas ou entupidas ou canos cheios de folhas. Verifique se há tijolos rachados ou porosos. Se tiver manchas de humidade isoladas nas paredes estas provavelmente são provocadas pelo reboco a desfazer-se e por fissuras no reboco (grandes manchas de humidade) ou tirantes de retenção incrustados de argamassa (pequenos pontos).

• Quando tiver a  madeira apodrecida e manchas de humidade à volta de molduras de portas e de janelas, estas são provocadas por rachas entre a alvenaria e as molduras e também por falta de tábuas de revestimento exterior ou goteiras cheias de tinta e de musgo.

Humidade a partir do solo

A humidade a partir do solo é provocada pela água que é absorvida pelo solo e pelas paredes, estando normalmente confinada a uma faixa de 1 metro acima do nível do solo. É um problema contínuo, mesmo quando o tempo está seco. Neste caso verifique a placa impermeável à volta da junção da parede com o chão e o revestimento do solo. As habitações mais antigas eram normalmente construídas sem placas impermeáveis, levando ao alastramento da humidade. Se os materiais existentes estiverem partidos ou o movimento estrutural tiver defeitos, pode haver manchas de humidade isoladas mas com tendência a espalhar-se onde a água se infiltra. Se tiver uma placa impermeável abaixo dos 150 mm do nível do solo, isto irá permitir que a água penetre na parede, provocando manchas de humidade ao nível do rodapé.

O que é a Condensação?

A condensação existe quando o ar húmido aquece e atinge uma superfície fria. Por exemplo quando uma parede é exposta a ventos gelados do inverno ou azulejos, o resultado é a condensação. A condensação acontece mais frequentemente em casas de banho e cozinhas, onde as actividades com água como o banho e a lavagem da cozinha são regulares. Para controlar a condensação deve haver um bom equilíbrio entre uma boa ventilação e um aquecimento adequado. Nas casas modernas, a condensação é difícil de acontecer pois elas estão sempre quentes e são muito bem isoladas e calafetadas, sendo nível de ventilação pobre. A solução para evitar a condensação é obter uma ventilação suficiente, mas sem permitir que ambiente quente da casa saia.

Como distinguir a humidade da condensação?

Se quiser ter a certeza se o problema de humidade da sua casa é originada pela condensação ou pela própria humidade, coloque uma chapa de alumínio em cima da mancha, cole as extremidades com fita adesiva e espere durante 48 horas. Se for condensação as gotas de humidade aparecem na superfície do alumínio, se for humidade infiltrada ou que sobe a partir do solo as gotas de humidade aparecem na parte inferior do alumínio.

Consequências da humidade e condensação

A humidade e condensação pode arruinar a decoração, danificar os soalhos, paredes e estuque. As madeiras por sua vez apodrecem. É importantíssimo tratar deste problema com urgência e descobrir as suas causas. A humidade e da condensação pode ter muitas origens: pode ser causada pela chuva infiltrada pelo telhado e pelas paredes, o mau isolamento do chão e pavimentos, ou a combinação destes factores.

Soluções para acabar com a humidade e a condensação

Quando a  humidade e a condensação surgem, estas não devem de forma alguma ser ignoradas. Ao ignorar este tipo de problema não faz com que ele desapareça, pelo contrário se não fizer nada para o travar irá ter consequências mais sérias. Geralmente a solução é muito simples e barata. Se o problema não for tratado com urgência, os seus efeitos podem durar algum tempo, e terá mais trabalho ao querer tratar, limpar e reparar tudo de novo.

Como resolver a condensação?

Nas actividades da cozinha os vapores de alimentos cozinhados podem ser eliminados com o exaustor do fogão. No entanto nos locais onde se produz grande quantidade de vapor, como nas casas de banho quando se toma um duche por exemplo, a eliminação da condensação é tratada com a ajuda de um extractor. Para que o extractor se seja rápido e eficiente, deve ser instalado adequadamente e deve ter o tamanho apropriado com a divisão. Por exemplo numa cozinha, um extractor deve mudar o ar 15 vezes por hora, e nas casas de banho deve mudar o ar de seis a oito vezes por hora, o que deve aumentar para 15 a 20 vezes por hora para um duche. Para saber o tamanho e o tipo de extractor a aplicar em cada caso, multiplique simplesmente o volume da divisão pelo número de vezes que o ar muda e procure um extractor que ofereça a mesma capacidade de metros cúbicos por hora. A instalação do extractor deve ser feita na parede com uma boa altura e longe da principal fonte de ventilação. Diagonalmente oposto à porta principal é o ideal. A condensação mais espalhada pode ser removida com a ajuda de um desumidificador eléctrico. A condensação pode ser também evitada por um sistema de ventilação em toda a casa, controlado por um termóstato.

Algumas sugestões práticas:

• Para minimizar a quantidade de vapor formada na casa de banho, feche a porta durante o banho e deixe correr primeiro a água fria.

• Se existir condensação num espaço pequeno, como num armário embutido na parede, originado bolor e míldio, utilize cristais de sílica-gel que ajudam a absorver o excesso de humidade do ar.

• Nas cozinhas, tenha a certeza de que a máquina de secar é ventilada de forma adequada.

Aplique um silhar impermeável

A primeira coisa a fazer para se defender contra a humidade é aplicar uma placa impermeável combinada com uma membrana de impermeabilização, apoiada por sistemas de águas da chuva e por canalizações. Ter uma boa ventilação é a chave para evitar problemas de condensação. Deve-se conseguir um fluxo de ar correcto durante a construção da casa, usando aberturas no sofito e tijolos furados, sem esquecer a aplicação de extractores para deixar sair o ar quente e húmido originado pelas actividades diárias na cozinha e na casa de banho.

Problemas de humidade

Depois de saber a causa da humidade infiltrada e esta ser resolvida, o problema desaparece. No entanto a solução para os problemas de humidade vindas do solo, provocada por não haver placa impermeável ou uma membrana de impermeabilização, é complexa. Deve obrigatoriamente fazer uma substituição desta ou então se puder faça uma reparação. Por outro lado, se a solução estiver na aplicação de um silhar impermeável esta tarefa torna-se mais simples. Se o nível do solo não for o mais adequado, escave um fosso com 150 mm de largura entre um caminho elevado e a parede da casa, depois encha com cascalho, permitindo que a chuva seja drenada mais rapidamente. Quando houver detritos na cavidade, ou um quando um tirante de retenção estiver sujo, tire alguns tijolos para ter acesso às pedras ou à argamassa. Substitua os tijolos e coloque uma camada de repelente de água líquido na área.

Os efeitos após o tratamento:

As paredes e pavimentos podem levar até cerca de um mês por cada 25 mm de espessura para secar. Por outro lado o gesso velho ao estar bastante contaminado com os sais minerais da humidade que vem do solo, pode continuar a absorver a humidade do ar. Neste caso substitua o gesso, mas deve esperar até que as paredes fiquem bem secas. Aplique um fungicida para remover manchas de bolor das superfícies interiores provocadas pela humidade ou condensação.

Placas impermeáveis

Há várias formas de instalar uma placa impermeável. Estas podem variar entre a instalação do normal silhar impermeável cortado para caber entre os tijolos até à instalação de resinas sintéticas, que são introduzidas para dentro dos orifícios feitos na parede. Neste caso para resolver problema de humidades oriundas do solo o melhor a fazer é consultar um profissional da área pois esta não é uma tarefa simples de realizar. Este tipo de trabalho é importante e complexo, e desta forma deve escolher uma empresa profissional que ofereça uma garantia de seguro.

Como instalar uma membrana de impermeabilização?

Esta é uma tarefa que qualquer um de nós que for entusiasta de bricolage competente pode fazer. Para a sua instalação deve fazer uma escavação dos mosaicos do pavimento e depois fazer a sua recolocação. Este é uma tarefa dura e árdua mas é um dos melhores métodos para fazer a impermeabilização de um pavimento de betão. Há uma outra opção de impermeabilização que consiste em aplicar várias camadas de um verniz à base de poliuretano no pavimento, mas é necessário que todas as fugas estejam completamente tapadas com cimento hidráulico. Uma terceira opção colocar duas camadas de borracha líquida na superfície antiga, depois cobri-la com argamassa de cimento e areia, isto elevará o nível do pavimento em cerca de 50 mm. Em ambos os métodos, o material da membrana de impermeabilização deve ser colocado de forma a unir-se à placa impermeável, se houver alguma. Quando problema de pavimentos húmidos provocado pela subida dos níveis de água no solo, for muito grave e afectar as caves, já não é muito fácil de resolver requerendo uma impermeabilização estrutural. Este tipo de trabalho exige a mão de profissionais qualificados.
*Participe no Forum de Bricolage, Casa e Jardim

Comentários

  • Vivo numa casa antiga já proveniente dos meus avós a qual restaurei há 4 anos. Picaram-se paredes pintou-se..ficou perfeita. No entanto está a aparecer em duas divisões salitre(não sei se é bem este o termo, uma vez que na minha zona lhe chamam de sainha). Gostava de saber como iliminar isto ou minimizar, dado que, dá um aspecto muito deprimente quando nos deparamos com imensas manchas na parede sem tinta onde de dia para dia crescem tufos de bulor.
    Obrigada..

    Dina 8 de maio de 2009 11:59 Responder
  • comprei casa a pouco tempo,esta tem cerca de 10 anos,fui me aprecebendo que ao acordar no quarto a parte das paredes viradas para o exterior da casa estavam com humidade e que durante o dia com o abrir das portas e janelas a humidade ia desaparecendo do quarto onde dormimos,decidi mudar de quarto onde nao havia humidades e apos a primeira noite passada la verefiquei que tinha o mesmo problema.O QUE FAZER?

    Armindo Costa 27 de dezembro de 2009 15:24 Responder
    • Suponho que uma vez que se mudou recentemente as paredes da habitação ainda estejam com uma temperatura inferior à existente no interior do compartimento, assim quando a temperatura ambiente aumenta embate na superfície fria e condensa. Neste momento deve colocar um desumidificador para remoção da humidade existente no ar, e aquecer lentamente a habitação de forma gradual… Se mesmo assim o problema persistir terá que saber se o isolamento das suas paredes foi feito correctamente….

      Faça voce mesmo - Casa e Jardim 28 de dezembro de 2009 11:42 Responder
    • ja nao sei o que fazer moro no ultimo andar e de manha no meu quarto ate caem gotas de agua no chao escorre pelas paredes abaixo parece uma fonte de agua. tou farto disto

      Antonio Manuel 10 de janeiro de 2010 19:02 Responder
  • tenho o mesmo problema quando acordo ate caem gotas no chao

    Antonio Manuel 10 de janeiro de 2010 18:56 Responder
    • Se a sua cobertura for plana, coloque por cima da laje uma placas de roofmate bem unidas, geotextil para protecção e uma cada de 4 a 5 cm de gravilha por evitar deslocações.
      Se a cobertura for inclinada, com sotão, coloque no pavimento placas de roofmate bem unidas e camada de argamassa para protecção.
      Assim consegue com um bom isolamento.

      Faça voce mesmo - Casa e Jardim 12 de janeiro de 2010 01:35 Responder
  • Faça Você Mesmo, Bricolage, disse: “Se quiser ter a certeza se o problema de humidade da sua casa é originada pela condensação ou pela própria humidade, coloque uma chapa de alumínio em cima da mancha, cole as extremidades com fita adesiva e espere durante 48 horas. Se for condensação as gotas de humidade aparecem na superfície do alumínio, se for humidade infiltrada ou que sobe a partir do solo as gotas de humidade aparecem na parte inferior do alumínio…”

    Boa dica, vou testar, tenho um problema de humidade e apesar de utilizar um desumidificador na divisão em causa, o problema não está completamente sanado e o construtor continua a teimar que a humidade é interior….
    Obrigado.

    Carlos Silva 8 de março de 2010 16:33 Responder
  • Tenho grandes problemas de condensaçao em todas as janelas da casa. As cantarias em pedra e os aluminios ficam cheios de gotas de agua, até os vedaluzes (interiores) principalmente na parte de baixo todos molhados.Já mandei impermeabilizar as cantarias do lado de fora mas continua a condensaçao no interior, a casa é nova e está muito bem isolada.Gostria de um comentario vosso que me podesse ajudar a retirar esta condesação

    Antonio Luis 27 de novembro de 2010 10:32 Responder
  • Estou com um problema de humidade e condensação, mas não como resolver o problema pois durante o inverno é muita fria.
    Está certo que não está pintada por fora, será que esse é o problema?

    Miguel 27 de novembro de 2010 13:17 Responder
  • Olá,

    Aconselho aos dois últimos leitores (Miguel e António Luís) a aquisição de um ou mais desumidificadores, dependendo das areias afectadas.
    Pelo relato que fazem, o problema está no excesso de humidade no interior das habitações.
    *** atenção que os desumidificadores devem permanecer sempre ligados, excepto, se forem colocados nos quartos habitados. Se for o caso, estes deverão ser desligados durante a noite.

    Faça voce mesmo - Casa e Jardim 30 de novembro de 2010 17:22 Responder
  • Tenho una casa de campo que foi feita num terreno barento, pois no inverno nas paredes em alguns sítios acima do rodapé aparece o estuque a desfazer-se, pois o estuque foi projetado diretamente no tijolo, tenho que todos os anos de raspar o estuque podre e por um novo, haverá alguma solução?. obrigado

    João Carlos 28 de março de 2011 20:32 Responder
  • boa noite !moro num rc tenho um problema de humidade de condensaçao por baixo das janelas escorre agua nas paredes durante a noite e de dia abro as janelas e tudo volta ao normal.gostaria de saber qual vosso concelho para resoluçao deste problema .obrigado

    jose gomes 8 de novembro de 2011 23:34 Responder
    • Se basta abrir as janelas durante o dia para que tudo volte ao normal, parece-nos que existe apenas um problema de condensação.
      Tente ventilar mais a casa, mais concretamente as divisões onde isso acontece, ou em alternativa comprar um ou mais desumidificadores.

      Faça voce mesmo - Casa e Jardim 9 de novembro de 2011 11:14 Responder
  • tenho uma habitação no centro historico que foi alvo de recuperação, como a area e extremamente pequena 10x3m, decidi no primeiro piso não colocar caixa de ar, ou seja aproveitei a parede existente e revestia apenas, uma vez que me iria roubar bastante area, o que acontece agora e que num dos cantos apareceu uma infiltração, como esta confronta com o vizinho não sei como detectar/resolver esta situação..
    alguem me pode ajudar??

    manuel oliveira 15 de novembro de 2011 14:47 Responder
  • Olá
    Moro num apartamento já com 17 anos e recentemente substitui os alumínios do apartamento por uns com corte térmico e com vidro duplo, acontece que agora tenho num dos quartos com o chão a ficar molhado, mais junto das paredes que ligam com o exterior.
    Durante o dia se abrir a janela o chão seca, mas só se tiver um dia seco.
    Pergunto se eu instalar aquecimento central na casa este problema desaparece? ou a melhor solução pode passar por meter piso radiante?
    Alguém me consegue ajudar no que devo fazer? Obrigado

    Duarte Santo 1 de janeiro de 2012 13:08 Responder
  • Tenho humidade nas paredes junto ao roda pé o estuque foi projetado diretamente no tijolo e todos os anos tenho que tirar o estuque meio podre e por outro novo e pintar, o que posso fazer para evitar este trabalho todos os anos ? obrigado

    Ferreira Silva João Carlos 27 de fevereiro de 2012 21:03 Responder
  • Tenho humidade nas paredes junto ao roda pé o estuque foi projetado diretamente no tijolo e todos os anos tenho que tirar o estuque meio podre e por outro novo e pintar, o que posso fazer para evitar este trabalho todos os anos ? obrigado

    Ferreira Silva João Carlos 27 de fevereiro de 2012 21:03 Responder
  • Tenho humidade nas paredes junto ao roda pé o estuque foi projetado diretamente no tijolo e todos os anos tenho que tirar o estuque meio podre e por outro novo e pintar, o que posso fazer para evitar este trabalho todos os anos ? obrigado

    Ferreira Silva João Carlos 27 de fevereiro de 2012 21:03 Responder
  • Impermeabilizaçao?? O ideal é que a casa seja permeavel ao vapor de agua para deixar sair a humidade.

    Åndre Correia 22 de abril de 2012 09:28 Responder
  • MUITO BOM! TIREI A DÚVIDA DO QUE PRECISAVA SABER. OBRIGADA!

    Sonia Nicknig 8 de julho de 2013 20:14 Responder
  • O site me pareceu interessante, mas quando comecei a ler e vi umidade escrita com “H”, nem continuei.

    Laercio 12 de setembro de 2013 19:40 Responder
    • Meu caro, perca um pouquinho de tempo e vá consultar o dicionário!

      Joaquim 2 de novembro de 2018 19:52 Responder
    • As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A forma correta de escrita da palavra no português do Brasil é “umidade” e a forma correta de escrita da palavra no português de Portugal é “humidade”.

      Luís Filipe Boavida 3 de março de 2019 07:23 Responder
  • gostei da matéria

    Paulo Conde O Doctorado 15 de outubro de 2013 15:27 Responder
  • Boa noite, moro na casa que foi dos meus avós a qual já tem cerca de 40 anos. O telhado já foi mudado mas ainda não consegui mudar as janelas que são de madeira. Tenho o tecto da cozinha e da casa de banho com bastante bolor, normalmente fazemos a limpeza 1 a 2 vezes por ano com lixivia e o bolor sai, mas volta a aparecer no inverno. Mais lentamente tem aparecido também bolor nas outras divisões, e parece-me ser na zona das vigas pois faz o padrão das mesmas nos tectos. Apesar se ser lento está a ficar feio e sei que esta humidade e bolor fazem muito mal à saúde. O que me aconselha para não deixar piorar mais esta situação?

    Susana 23 de abril de 2014 03:26 Responder
  • Socorro

    coloquei pvc na minha casa e percebi que estava escorrendo água nos cantos da parede
    acho que vou colocar isopor

    ajudaria? porem era tanta agua que custo acreditar que era so o pvc sem circulação, me ajudem por favor

    mayra santos 3 de dezembro de 2014 17:27 Responder
  • Bom dia.
    Fiz uma parede com queda da agua , a agua escorre em um vidro que esta distante da parede mas acho que a umidade deve esta afetando a parede .
    Existe algo , um tinta que posso usar.
    Luiz

    Fanequipamentos 31 de dezembro de 2014 15:48 Responder
  • Considero que as vossa informações são muito uteis.

    Gostaria de saber, qual o grau de humidade que deve ter dentro de uma casa.

    Maria Silva 28 de janeiro de 2015 15:37 Responder
  • Olá tenho um teto e em cima tenho uma câmara frigorifica e este teto esta condensando,
    este problema já esta muito tempo como posso resolver isto,
    sem ter que parar a câmara.

    David 24 de março de 2016 22:41 Responder
  • Bom dia, moro em uma casa geminada, com a parede da minha sala e corredor que é com a casa do vizinho cujo lugar esta uma piscina e uma casa de máquina, então, nessa parede interna da minha casa que moro há anos, nunca consegui tirar a referida umidade, então o que devo fazer? Não posso derrubar a casa e fazê-la novamente, está geminada com a piscina do vizinho, por favor tem alguma alternativa para amenizar esse problema, obrigado.

    janete cassagna 1 de julho de 2017 16:21 Responder
  • Olá,
    Tenho um problema de humidade com o calor… quando está muito quente surge uma gota no tecto da sala, se chover não tenho qualquer tipo de problema…

    A divisão em questão tem 2 paredes que estão abaixo do nível da terra, por cima é um terraço com xps 4mm e relva por cima e tem uma pequena janela de ventilação que poucas vezes está aberta.

    Conseguem-me ajudar?

    Daniel Sousa 26 de julho de 2018 17:47 Responder
  • Tenho um armário embutido, num closet próximo ao banheiro, numa parede que é externa e recebe sol de manhã. As gavetas do armário apresentam gotas de água e as roupas sempre umedecem. Retirei as gavetas e vi que na marcenaria foi deixada aberta diretamente para a parede a qual não apresenta sinais umidade. Peço sugestão de como isolar o armário na tentativa de evitar a condensação, se colocar nessa abertura placa de isopor ou outro isolante?

    Helena 22 de junho de 2019 16:10 Responder
  • Bom dia,

    Aproveitei uma garagem da casa para fazer uma sala. Forrei as paredes com pladur. Porém numa das paredes começou a aparecer bolor. Pelo que li seria humidade por condensação. A parede em questão do lado de fora está enterrada na terra (abaixo do nível do chão) pelo que não dá para reparar por fora. Existe alguma forma de fazê-lo por dentro e se sim qual seria a melhor solução.

    Obrigado

    Paulo almeida 28 de agosto de 2019 08:48 Responder
  • Porque não sabe que em Portugal, falamos português de Portugal. A palavra humidade vem do latim humiditate e a origem do português vem do latim. Certo? Eu não sou a favor do acordo ortográfico, nem nunca serei.

    Judite 12 de dezembro de 2019 18:02 Responder
  • Bom dia
    Tenho uma casa que tem problemas de humidade e condensação nas paredes, janelas e portas.
    Os tectos e paredes têm manchas de humidade e fungos.
    A casa tem duas empenas, mas é no lado virado a norte que se tem maior humidade e manchas no tecto e paredes.
    A casa tem uma placa e na zona de baixo da placa ( coxinha, wc e dispensa) também tem manchas.

    O que posso fazer para resolver o problema??
    Agradeço a vossa ajuda

    Jose Luis Catarino 2 de março de 2021 09:02 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *