As ferragens de fixação pesadas normalmente jamais são substituídas. Objectos como prateleiras para livros, armários e televisões montados na parede são muito pesados, necessitam de um apoio forte e tendem a permanecer onde foram inicialmente colocados. Por esta razão, as ferragens de fixação pesadas para parede são concebidas com este propósito. Os fixadores de alvenaria são a melhor opção…
Colocar uma prateleira para a televisão
Numa sala pequena, um televisor fica melhor num canto, caso contrário, terá de ser fixo a uma parede num local alto, o que torna a visão muito difícil. Quando puser um televisor (ou microondas) numa prateleira, siga sempre as instruções do fabricante, mas, geralmente, deve colocar a parte de trás da placa na parede à altura desejada, certificando-se de que o televisor pode girar até ao ângulo exigido, e marcar a sua posição. Faça orifícios para os parafusos, coloque-os e ponha a prateleira amovível. Coloque o televisor e arranje os fios para que não se emaranhem.
Suportes para grandes pesos
Existe uma grande oferta de suportes para grandes pesos com todo o tipo de junções possível. Um dos mais utilizados em casa é a placa de trave. Esta pode ser pregada ou aparafusada a uma trave de madeira para fixar vigas do chão, prateleiras muito pesadas ou objectos semelhantes. Algumas placas de trave são concebidas para serem fixas em tijolos. As placas simples com ângulo podem ser usadas para fixar as molduras das paredes com prumo. Podem ser pregadas ou aparafusadas. Também pode comprar fixadores paraobjectos pesados para colocar bicicletas e escadotes em garagens. A maioria é simplesmente constituída por ferros dobrados em ângulo com orifícios já feitos.
Suportes em ângulo
Existem suportes de aço em ângulo e direitos de muitos tamanhos, que possuem uma grande variedade de utilizações. Entre estas, a fixação das molduras do cimo e do fundo de roupeiros. Devem ser colocados na parte de dentro da moldura para que não sejam vistos. Os suporte em ângulo do topo devem ser aparafusados às vigas do tecto, que poderá ter de localizar picando com uma ferramenta pontiaguda através do reboco, enquanto os suportes do solo devem ser aparafusados directamente à madeira do chão. O mesmo se aplica à colocação das calhas nas quais as portas correm.
Como obter uma boa fixação
Um problema comum nas ferragens de fixação pesadas é encontrar bons fixadores de alvenaria. Um método tradicional, que é bastante aceitável, é brocar uma parede, inserir buchas de madeira e depois colocar nestas o parafuso. Também existem alguns produtos comerciais úteis como as buchas metálicas, que se alargam dentro do orifício à medida que são apertadas, fornecendo assim uma fixação segura para prateleiras pesadas ou estantes de parede. Os ganchos de fixação constituem outra opção, embora sejam concebidos principalmente para postes verticais de exterior. Alguns são ajustáveis para postes de 75 ou 100 mm e podem ser usados horizontalmente para fixar molduras a vigas de paredes de betão ou pedra. Os parafusos de encastrar constituem um método simples de fixação em madeiras e podem ser usados para fixar estantes pesadas e divisórias de quartos, permitindo-lhes, no entanto, ser retiradas simplesmente ao desenroscar o parafuso.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Estou muito contente em receber em meu email informações do FAÇA VOCÊ MESMO. Só sinto falta de fotografias ilustrando os artigos. Abraços, continuação do bom trabalho.
Rosana Mattos