O aglomerado de madeira é muito utilizado para revestir pavimentos, fazer divisões e revestimentos de sótãos. Pode também ser usado para fazer prateleiras, acabamentos e móveis. Existe uma grande variedade de folheados de madeira e laminados. As cores também são vastas desde melamina branca até imitação de madeira. Ao fixar placas de aglomerado use parafusos especiais…
Onde se utiliza?
O aglomerado é um material bastante utilizado no revestimento de sótãos, em divisórias, etc. Há também no mercado uma vasta gama de aglomerados folheados ou com laminados de vários tipos. Para prateleiras, acabamentos e mobiliário. Os laminados vão desde a melamina branca (PVC) até à imitação de madeira: os folheados de madeira natural existentes incluem pinho, mogno, teca e carvalho.
Graus de dureza
Há vários graus de dureza. O aglomerado-padrão só serve para interiores, pois absorve muito facilmente a humidade, mesmo depois de pintado. Há graus especiais de dureza para usos exteriores.
Preços e espessuras
O aglomerado é de preço inferior à madeira e existe uma grande variedade de espessuras: de 12, 18 e 25 mm em placas que vão desde o tamanho mais comercializado (1,2 x 2,4 m) até a 1,8 x 2,10cm.
Como fixar as placas de aglomerado
Para fixar as placas, é conveniente recorrer a parafusos especiais, pois a composição granulosa do aglomerado impede que os parafusos vulgares prendam com firmeza. A forma mais simples será abrir um furo e colocar uma cavilha ou taco de uma madeira em que possa utilizar um parafuso vulgar.
Como é feito o aglomerado
O aglomerado de madeira é feito a partir de aparas de madeira ligadas com uma cola e prensadas. As placas podem ser cortadas e perfuradas; no entanto, devido às colas, é vulgar que os instrumentos utilizados nesses trabalhos se estraguem com facilidade.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.