Para reparar molduras douradas ou revesti-las com folheado dourado irá precisar de algum material como goma-laca, folha de ouro, goma de ouro, pincéis, patina dourada, etc. Se não quiser gastar muito dinheiro, adquira algumas folhas metalizadas douradas ou prateadas…
A técnica de folhear a ouro é uma técnica bem antiga no que concerne à decoração de madeira. Desde molduras a caixilhos de quadros e até peças artesanais de alta qualidade. A utilização da folha de ouro é um modo muito impressionante e relativamente simples de transformar um espaço num local de luxo e ostentação pois a madeira é facilmente esculpida e coberta com folha de ouro. O resultado adapta-se ao gosto da época, é mais barato e mais impressionante do que recorrer a outros tipos de decoração, tecnicamente mais exigentes, como a escultura ou a pintura.
Como reparar os cantos de uma moldura dourada:
Aplique cera dourada nos cantos já gastos e sem cor. A cor deve ser escolhida em função da cor já existente na moldura, de modo a que esta fique o mais homogénea possível.
Para revestir ou decorar com folhas metalizadas:
Este método é mais barato e acessível, pois em vez de usar a folha de ouro pode substituí-la por folhas metalizadas douradas ou prateadas.
Corte a folha em quadrados de 4 cm e amarrote bem cada quadrado, antes de os estender para usar, para lhes conferir uma textura enrugada. Misture cola PVA com água e aplique-a na moldura com uma escova de dentes. Comprima os quadrados de folha contra a moldura, trabalhando todos os contornos. Pincele a superfície com mais cola e deixe-a secar antes de aplicar o verniz de envelhecimento (patina dourada).
Para revestir ou decorar a moldura de um quadro :
Comece por preparar a moldura. Aplique várias camadas de gesso, deixando cada camada secar completamente antes de aplicar a seguinte. Passe suavemente com a lixa e pinte com a tinta avermelhada. Por fim, dê duas demãos de goma-laca. A fase seguinte consiste na aplicação da goma de ouro, que deve ser cuidadosamente espalhada, especialmente sobre o ornato. Em geral, demora duas horas a secar. Coloque a almofada de dourador junto da moldura para não ter de mover a folha de ouro para muito longe. Abra o livro com as folhas de ouro sobre a almofada e levante algumas folhas para cortar. Leve os pedaços cortados para a moldura um a um, sobrepondo-os um pouco, e fixe-os com pancadinhas leves. Preencha os pequenos espaços que tenham ficado a descoberto com fragmentos diminutos transportados na ponta de um pincel macio.
Material a utilizar:
Irá precisar de:
– Gesso,
-Pincéis pequenos,
-Lixa de grão fino,
-Tinta castanho-avermelhado-escura,
– Goma-laca,
– 1 pincel pequeno de cerdas naturais (porco ou javali),
-Goma de ouro à base de óleo,
-Folha de ouro,
– 1 almofada de dourador,
– 1 palhinha de refresco,
– 1 faca de dourador,
– 1 pincel de pêlo de camelo de 10 cm de largura e um pincel de pêlo de esquilo.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Quero pintar um bau bem antigo com folha de ouro. Como fazer?
Olá!
Visite nosso site, folha de ouro e prata.
http://www.eurofolhas.com.br
Obrigado!
Gostei mᥙito do post! Me interessa bastante esse tipo de artigo