Com o chegar do bom tempo e dos dias mais quentes, é a altura perfeita para tirar maior proveito do espaço do seu jardim.
A nossa sugestão de hoje é ideal para a decoração do jardim ou simplesmente para o ajudar a relaxar neste espaço.
O melhor de tudo, é que para além de o poder usar no jardim, é também uma excelente opção para uma varanda na cidade.
Confira já de seguida o passa-a-passo para fazer um banco de jardim com floreiras. Em alternativa às flores pode fazer-se uma pequena horta de ervas aromáticas, frutos silvestres e legumes.
Passo-a-passo
O que vai precisar:
- Dremel® 8100
- Conjunto de brocas 628
- Dremel® DSM20
- Disco de corte multifunções DSM500
- 19 ripas de madeira (2 m x 3.4 cm x 3.4 cm)
- Cola de madeira
- Parafusos para madeira (4 x 5 mm)
- Chave de fendas
- Enchimento e espátula
- Lixa G120
- Pincel, verniz impermeável
- 6 a 8 vasos de plantas para pendurar
Como fazer:
Comece por cortar as ripas de madeira para fazer a estrutura da floreira. Preste atenção às medidas indicadas e faça uso da Dremel DSM20, com o disco de corte multifunções, para conseguir facilmente cortar as ripas. Para a estrutura da floreira vai precisar de 22 peças de 48 cm de cumprimento e 18 peças de 98 cm de comprimento. Pegue na lixa e alise bem arestas e zonas cortadas, para que fique um acabamento perfeito e nivelado.
Consulte o plano de montagens abaixo. Tenha em atenção que os pontos vermelhos correspondem ao local onde os furos devem ser feitos. Antes de fazer os furos insira a broca na Dremel® 8100.
Depois de fazer todas as medições, cortar as ripas e fazer os furos, é chegado o momento de colocar mãos à obra e montar a estrutura propriamente dita. Mantendo o plano de montagem sempre debaixo de olho, comece a aparafusar, contudo, não se esqueça que para esta etapa do projeto deverá utilizar parafusos de madeira. Aparafuse as peças individuais umas às outras com 4 mm x 50 mm. Para fortalecer as juntas, coloque cola de madeira nas extremidades de corte.
Com a estrutura já montada, bem firme e segura, preocupe-se agora com os detalhes e retoques finais. Se não gosta de ver os parafusos à vista, pode escondê-los com um pouco de massa de enchimento. Como o banco vai ficar no exterior da casa, pinte toda a estrutura com um verniz impermeável e deixe secar. Esta camada de verniz vai ser útil para aumentar a durabilidade e resistência, face a condições climatéricas adversas, como chuva e sol intenso.
Faça (ou compre) uns coxins/almofadas de uma tonalidade à sua escolha e que combinem com a restante decoração do espaço. Nas laterais da estrutura do banco coloque algumas floreiras suspensas (como se vê na imagem acima). Flores coloridas são sempre uma boa escolha, especialmente para a época da primavera e verão. Contudo, opte por plantas que se adaptem a condições de bastante luminosidade. Pode também colocar nas floreiras ervas aromáticas, que poderá posteriormente usar para dar mais gosto aos seus cozinhados.
Agora que o seu banco de jardim com floreiras já está pronto, usufrua dele naqueles fins de tarde deliciosos do verão!
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.