Para instalar fechaduras correctamente, existem uma serie de ferramentas indespensaveis, tais como: chave de parafusos, berbequim, brocas para madeira, fita métrica, grosa para madeira plana e redonda,
formão, martelo, lima para madeira, parafusos para madeira, cola, esquadro,
régua e craveira, para além da propria fechadura…..
Ferramentas utilizadas na bricolage para instalar fechaduras
– Chave de parafusos,
– berbequim,
– brocas para madeira,
– fita métrica,
– grosa para madeira plana e redonda,
– formão,
– martelo,
– lima para madeira,
– parafusos para madeira,
– cola,
– esquadro,
– régua,
– craveira
Fechadura para aplicação à vista
Utilizada sobretudo para portas exteriores ou de caves, é aparafusada pelo lado de dentro da porta.
Sentido de funcionamento da fechadura a partir do interior da sala:
Se a fechadura fica do lado da mão direita, é uma fechadura direita.
Se a fechadura fica do lado da mão esquerda, é uma fechadura esquerda.
Fechadura de embutir:
Também designada por fechadura de encastrar, este tipo de fechadura é montada encastrada na espessura da porta. É sobretudo utilizada para portas interiores de comunicação. O sentido de funcionamento da fechadura é função da inclinação (resvale)
Fechadura de embutir:
Também designada por fechadura de encastrar, este tipo de fechadura é montada encastrada na espessura da porta. É sobretudo utilizada para portas interiores de comunicação. O sentido de funcionamento da fechadura é função da inclinação (resvale) da lingueta triangular:
Sistemas de fecho na aplicação de fechaduras
– Lingueta simples (com resvale)
Sem chave, as fechaduras com lingueta simples são instaladas em portas interiores que não necessitam de ser bloqueadas.
– Lingueta com travamento (1)
Este sistema é adequado para portas que se fecham pelo interior (WC, casas de banho) com um botão ou maçaneta.
Só lingueta de segurança
Sem maçaneta, esta fechadura é fechada do interior e do exterior com uma chave (por exemplo, portas de cave).
Lingueta de segurança de volta:
É o tipo de fechadura tradicional com chave e manipulo e que é instalada em portas interiores em habitações
Fechadura de segurança:
É o tipo de fechadura normalmente utilizada numa porta de entrada principal, com chave e manípulo. Existem três tipos diferentes: com ranhura -com cilindro – com código magnético.
Fechadura para montagem à vista
Marcação
• Prever a instalação do manipulo a uma altura de cerca de 1,05 m do solo.
• Marcar sobre a porta o contorno da fechadura com a ajuda de um esquadro e uma régua.
• Marcar as dimensões referenciadas anteriormente.
Montagem
• Furar, com um berbequim equipado com uma broca para madeira, os orifícios de passagem do quadrado para o manipulo e a entrada da chave (ou do canhão), que se necessário deverão ser acabados com um grosa para madeira.
• Abrir com um formão a caixa para a testeira na espessura da porta.
Montagem da chapa testa
A chapa de testa (ou armela) fornecida com a fechadura tem a mesma altura que a caixa da fechadura.
Para marcar a localização da chapa de testa na moldura da porta,fechar a porta e marcar os pontos superiores e inferiores com as linguetas saídas. Fixar a chapa testa com parafusos.
Utilizar um formão para encastrar o chapa testa na moldura da porta.
Dicas de bricolage
Para inverter o sentido de funcionamento de uma fechadura de embutir, abrir a caixa e inverter a pequena lingueta; ter atenção à mola. Mudar o parafuso para o lado oposto. Uma fechadura pode ser invertida quando a parte superior da lingueta é curva (no caso contrário será direita)
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Estas explicações técnicas teem me ajudado muito,meus parabens ao site.
Muito obrigado pela ajuda!!!!