Uma das vertentes da decoração de interiores é a aplicação de estores. Existem diversos tipos de estores com diferentes funcionalidades e com características que se adaptam à decoração e que variam consoantes a claridade que pretende para a divisão em questão…
Decoração de interiores – Aplicação de estores
Bricolage de estores de enrolar
Funcionamento :
Como o próprio nome indica, estes estores enrolam-se à volta de uma barra (de alumínio) apoiada nos suportes. O seu mecanismo de enrolamento permite ajustar a altura do estore em função da claridade pretendida. Alguns tipos de estore oferecem uma obscuridade total.
Vantagens :
Estes estores existem em diversos materiais como por exemplo o vinil, algodão ou de qualidade dita “isoladora”. Estes caracterizam-se por um lado em algodão decorativo e um verso isolador em alumínio, que pode evitar até 70% de desperdício de calor através das janelas. Por outro lado protege do sol durante o verão.
Os suportes :
Os suportes do estore de enrolar podem ser fixos em três locais diferentes, dentro do caixilho, sobre a face deste, ou suspensos no tecto. Para facilitar a fixação dos suportes no sítio, faça os primeiros furos com o punção, ou melhor ainda, com a verruma.
Bricolage estores de lamelas verticais
A calha :
O sistema de suspensão de bandas verticais é diferente do sistema de estores de enrolar pois trata-se de uma calha e não de uma barra de enrolamento. Transfira o comprimento pretendido para a calha, começando pelo lado onde se encontram os cordões de comando.
Serrar a calha :
Desaparafuse a ponta e deslize-a para o interior, por trás da linha traçada a marcador. Retire o cordão e depois aparafuse a ponta. Reparta os rodízios em iguais distâncias pelo comprimento utilizado até à ponta. Serre o indicado com a mini serra de metal, depois lime as rebarbas.
Fixação da calha :
Mantenha a calha à altura pretendida. Marque o sítio dos parafusos, faça os furos e se necessário coloque as buchas. Aparafuse a calha no seu lugar e certifique-se de que os parafusos não sobressaem no interior da calha.
Os estores venezianos
Funcionamento :
Um estore veneziano tem um mecanismo que permite regular a altura e orientação das lamelas. As horizontais são de alumínio, plástico ou madeira. Podem encurtar-se, procedendo de forma simétrica.
Vantagens :
Os estores deste tipo oferecem um isolamento particularmente eficaz. No Inverno, as lamelas (face côncava visível) reenviam o ar quente para dentro da divisão. No Verão, as lamelas (cuja face curvada deve agora estar visível) faz circular o ar quente em direcção ao cimo da janela.
Limpeza :
É óbvio que os estores requerem uma limpeza regular, tanto no lado superior como inferior das lamelas. Para o fazer, utilize um espanador, que limpa simultaneamente várias lamelas.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.