Com apenas alguns retalhos de tecido é possível fazer diversos tipos de artesanato.
O artesanato mais famoso que utiliza retalhos de tecido é o fuxico, com o qual é possível decorar diversas coisas ou até mesmo usar o para fazer um broche diferenciado. O mais interessante do fuxico é que utiliza-se materiais baratos e fáceis de encontrar, em alguns casos é possível utilizar os materiais que já temos em casa.
Precisará apenas de pedaços de tecido, linha, agulha e tesoura. Para fazer um broche também precisará de um fecho para broche ou um alfinete, neste caso o fecho é colado com cola quente para facilitar a fixação e agilizar a produção do broche. Com o fuxico também poderá fazer presilhas de cabelo para modificar o visual ou até mesmo poderá usar o fuxico na decoração de roupas e sandálias.
O fuxico pode ser feito em diversos tamanhos, isso vai depender do tamanho do molde que usará e do tipo de fuxico que escolherá. Alguns fuxicos ficam com a metade do tamanho do tecido usado, mas outros ficam maiores por utilizar um pedaço de pano para cada pétala da flor e acaba ficando com o tamanho exato do molde usado.
Passo a passo do broche de flor de fuxico
Além dos materiais citados acima, você precisará de um retângulo de tecido estampado com 25 cm x 6 cm, um botão, cinco círculos de tecido com a cor lisa, que tenham o mesmo tamanho, um fecho para broche ou um alfinete.
- Passo 1: Para fazer um fuxico com pétalas quadradas, pegue um círculo de tecido e dobre em três partes, depois dobre ao meio. Alinhave apenas a parte aberta da pétala.
- Passo 2: Faça o mesmo com os outros quatro círculos utilizando a mesma linha.
- Passo 3: Com as cinco pétalas alinhavadas na mesma linha, puxe essa linha para franzir as pétalas e uma a primeira pétala com a ultima para formar a flor e arremate.
- Passo 4: Para fazer o fuxico redondo, dobre o retângulo de tecido do lado avesso e alinhave apenas as pontas unidas formando uma argola de tecido, não esqueça de arrematar mas não corte a linha.
- Passo 5: Dobre o tecido unindo as laterais escondendo o lado avesso e costure toda a lateral aberta.
- Passo 6: Puxe a linha para franzir e para formar o fuxico redondo de dois lados. Arremate.
- Passo 7: Sobreponha o fuxico de pétalas quadradas por cima do fuxico redondo.
- Passo 8: Costure o centro do fuxico para unir os dois usando uma linha com a cor mais discreta para melhorar a finalização.
- Passo 9: Antes de arrematar, costure o botão no cento dos fuxicos para servir como o miolo da flor e arremate por trás do fuxico redondo. Passe a costura no botão por pelo menos quatro vezes caso o botão tenha quatro furos e duas vezes se o botão tem dois furos.
- Passo 10: Para finalizar o seu broche de flor de fuxico, passe cola quente na base do fecho para broche e cole por trás do fuxico redondo para esconder os arremates e as linhas.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.