Hoje em dia, os artigos vintage estão em voga, sendo muito procurados para restauração ou decoração de espaços.
As malas ao estilo Globetrotter permitem elaborar diversos elementos decorativos, bastando para isso que usemos alguma da nossa habilidade e imensa criatividade.
Por isso, se conseguir colocar as suas mãos numa destas malas, então aproveite para seguir o nosso próximo passo a passo de mala transformada em cadeira vintage.
Passo a passo
O que vai precisar:
- Dremel® 8100 com broca 150
- EZ SpeedClic disco de corte SC456
- EZ SpeedClic mandrel SC402
- Dremel Moto Saw com lâmina de serra para madeira de uso geral MS51
- Mala de viagem antiga
- 2 peças de MDF do tamanho da mala de viagem (18 mm de espessura)
- 2 peças de MDF (10 cm x 40 cm x 18 mm)
- 2 peças de espuma do tamanho da mala (5 cm espessura)
- 12 parafusos de Madeira
- Pregos pequenos
- 4 pés de cadeira em Madeira (4 mm x 45 mm)
- Tinta acrílica, cola em spray e 4 botões
Como fazer:
Comece por tirar as medidas corretas à mala, medindo a largura e profundidade. Corte duas peças de madeira de acordo com as medidas. Deverá posteriormente desenhar o contorno interno da mala na placa de madeira. (como na imagem)
Faça uso da Dremel Moto Saw e a lâmina de serra MS5 para conseguir arredondar os cantinhos da madeira, de forma a caber facilmente na mala. De seguida, pulverize as peças de madeira com um pouco de cola e cole a espuma a cada peça.
Coloque o tecido por cima da espuma e fixe-o à peça com pregos ou agrafos próprios. A escolha do tecido fica a seu cargo, devendo optar, no entanto, por um que combine bem com a decoração do espaço ou o estilo da mala. Deve ainda ter em consideração, que por ser uma cadeira, o tecido utilizado deverá ser de um material mais resistente e de simples limpeza.
É chegada a hora de colocar os botões nos estofos. Deve apertar dois parafusos com anilhas adequadas a 20 cm de distância um dos outro, no meio da madeira, passando o parafuso através do tecido e do enchimento de espuma. Caso a ponta dos parafusos fique saliente na parte de trás da placa de madeira, estas podem ser removidas com a Dremel 8100 e o disco de corte de metal SpeedClic EZ SC456.
Em cada ponta das peças de madeira marque 2 pontos com um lápis com cerca de 10 cm x 40 cm x 10 mm de tamanho. Estas marcações irão servir de guia para saber onde colocar as pernas da cadeira. Use a Dremel® 8100 e a broca do set 628 para fazer os buracos. Aconselhamos ainda que pinte as pernas da cadeira, para conferir um toque de maior elegância. Pode optar por pintá-las com tinta acrílica da cor do tecido das almofadas ou da mala.
Coloque as duas peças de madeira na mala e aperte os parafusos, fixando desta forma as pernas. Para finalizar, assente os estofos na mala e fixe com o parafusos. A sua cadeira vintage está pronta.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
linda
linda
Onde encontro para comprar a poltrona de mala?
Linda!
Pingback: Suas Malas em um Sofá | Artesanato na Rede