As caixas de passagem servem prioritáriamente, ao encontro dos fios com outros fios, ou com interruptores e tomadas. Permitem instalar a fiação e subdividi-la em partes menores, facilitando a instalação e o reparo destes fios quando necessário.
Existe no mercado uma grande variedade de caixas, por isso é sempre bom ter em mente qual é a que melhor se aplica a sua necessidade antes de comprar. Em se tratando de material eletrico, não vá no mais barato, isto pode sair muito caro, procure nas embalagens as referencias do Inmetro, por exemplo.
Caixas para embutir nas paredes, onde serão fixados interruptores ou tomadas, ou ambos.
Caixa de embutir no teto, por onde passaram fios de iluminação e onde devera ser fixado o spot ou lustre.
Piso e tecto
Eletroduto já posicionado sobre a laje que sera concretada. Podemos ver as caixas de luz de teto para o andar debaixo.
Por dentro destes dutos vão passar os fios de iluminação e outros dutos para cabos de telefonia e dados tambem devem ser instalados antes da concretagem.
Aplicação
* Caixa com espelho: na parte da rede de energia elétrica onde sirva apenas como passagem de condutores, sem emenda; deve ser embutida na parede.
* Caixa com tampa parafusada e caixa com porta: nos pontos de emenda e derivação dos condutores e na divisão das tubulações em trechos não maiores que os
recomendados; deve ser embutida na parede.
Execução
* Instalar de modo a facilitar os serviços de manutenção do sistema e de forma a garantir a perfeita continuidade elétrica.
* Quando não indicado no projeto, instalar a 30cm do piso acabado.
* Instalar todas as caixas de modo a manter a horizontalidade, o perfeito alinhamento e o nivelamento com a parede e entre si.
* Remover os olhais das caixas apenas nos pontos de conexão entre estes e os eletrodutos.
* Quando embutidas em elementos de concreto, fixar rigidamente, a fim de evitar deslocamentos.
* Após sua instalação, durante o andamento da obra, proteger contra a entrada de cimento, massa, poeira, etc.
* Executar as furações das caixas, para fixação de eletroduto, com ferramentas apropriadas (serra-copo), não sendo permitidos rasgos na caixa em nenhuma hipótese.
Passa Fio
Passafio é o nome popular dado à ferramenta que auxilia a instalação dos fios eletricos nos eletrodutos.
Feito de plastico e com uma ponta metal flexivel, desliza facilmente pela tubulação eletrica embutida nas paredes, tetos e chão.
Disponível em: 10, 15 e 20 metros.
No final do passafio um dispositivo tambem de metal, permite amarrar os fios que queremos instalar. Puxando com delicadeza pela ponta do passafio que já saiu (em alguma caixa de passagem, interruptor, etc.) no destino, veremos os fios eletricos entrando nos dutos e depois saindo no lugar desejado.
Tipo de utilização:
em serviços de instalações em geral: comerciais, industriais e domésticas, por profissionais eletricistas e por empresas de sistema de tv a cabo.
Sem passafio, é praticamente impossivel colocar a fiação no seu devido lugar. É uma ferramenta muito barata.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
recomendo
recomendo
recomendo