O artesanato pode servir como uma fonte de renda ou como uma espécie de terapia.
Trata-se de uma tarefa gratificante e bonita, além de permitir que a pessoa transmita um pouco de sua personalidade e use sua criatividade de uma forma produtiva.
Quem começa a fazer o artesanato logo se encanta e não pára mais de criar peças novas. Muitas pessoas fazem artesanato para presentear, para decorar a casa ou para uso próprio.
Para quem ainda não sabe como começar, poderá se inspirar neste artigo e fazer uma caixa de MDF decorada em tecido. Não existe dificuldade nenhuma e pode se tornar um ótimo passatempo.
Passo a passo
As caixas de MDF podem ser compradas já montadas e prontas para serem personalizadas.
O interessante é que as peças em MDF possuem um preço baixo e estão ao alcance de qualquer um que deseja começar a fazer artesanato. Os tecidos também podem ser encontrados facilmente em lojas especializadas. Poderá comprar tecidos a metro ou poderá kits de tecidos especiais para pathwork, também poderá reaproveitar retalhos. Existem diversos tamanhos e tipos de caixas de MDF que podem ser decoradas de diversas formas.
As caixas de MDF decoradas com tecido podem ser usadas como porta-joias, porta-treco, como embalagem para presente, como lembrancinha ou como um artigo de decoração. O MDF é um material muito resistente, então permite que a pessoa coloque várias coisas dentro, mesmo sendo pesadas.
Como fazer uma caixa de MDF forrada com tecido
- Lixe toda a caixa de MDF com bastante cuidado para não danificar a peça e deixe toda a superfície uniforme. Aproveite para lixar as bordas para não deixar nenhuma ‘sobra’ para deixar um bom acabamento no fim do trabalho.
- Depois de lixar toda a peça de MDF, passe um pano levemente umedecido para retirar todo o pó acumulado na peça e deixe a caixa secar naturalmente. Quando a peça estiver totalmente seca, poderá começar o trabalho. Lixar a peça é muito mais importante para quem vai pintar a caixa, mas também é interessante que faça isso mesmo forrando-a com tecido.
- Pinte toda a caixa com tinta acrílica branca e espere secar totalmente. É interessante que pinte a caixa de MDF para esconder a cor escura da caixa e ressaltar a estampa ou cor do tecido. O tempo de secagem é de pelo menos 2 horas, mas poderá utilizar um secador de cabelos para acelerar o processo de secagem.
- Meça e recorte o tecido no tamanho necessário para cobrir toda a caixa. Também recorte outro pedaço para cobrir a tampa da caixa.
- Antes de colar o tecido simule como ficará a caixa forrada para não ter erro, aproveite para fazer ajustes e cortar sobras.
- Passe a cola branca em toda a parte que forrará com o tecido. Tome bastante cuidado para não colocar cola em excesso. Use um pincel grande para te ajudar.
- Cole o tecido e tome cuidado com o acabamento das quinas da caixa. Se quiser também forre por dentro da caixa.
- Aproveite para enfeitar com fita de cetim, flores de tecido, fuxicos, etc. A sua caixa de MDF decorada com tecido tá pronta!
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.