Uma janela de caixilharia de chumbo é constituída por pequenas vidraças montadas em caixilhos de chumbo de secção em H. Os vidros são vedados com massa e os espaços vazios podem ser preenchidos com borracha de silicone. Para substituir um vidro de cor pode usar tintas de cores transparentes próprias para o efeito. Eis como solucionar alguns problemas que se deparam neste tipo de janelas, principalmente nas casas antigas…
Como desmontar, substituir e reparar uma caixilharia de chumbo
Diferenças de cor
Quando se substitui um vidro de cor, é possível pintar o vidro com tintas de cores transparentes especiais que se vendem com estojos. A embalagem contém instruções pormenorizadas sobre o modo de aplicar as tintas.
Caixilhos empenados
O vento forte e o facto de se bater constantemente com uma porta (no caso dos caixilhos das portas) podem fazer que os caixilhos fiquem empenados. Solte todo o painel da respectiva moldura. Se estiver fixo com massa de vidraceiro, retire esta com um formão velho e um martelo. Arranque com um alicate todos os pregos que prendem a vidraça. Se o painel tiver também uma moldura exterior de madeira, desaparafuse-a ou solte-a com cuidado se estiver segura com pregos. Assente o painel numa superfície plana. Abra todas as juntas que estejam soltas e tire a massa deteriorada. Preencha os espaços vazios com borracha de silicone e depois aperte o caixilho de chumbo de encontro ao vidro. Faça este trabalho nos dois lados da janela. Deixe secar o vedante e depois coloque cuidadosamente o painel na moldura.
Substituição de um vidro partido
Corte as juntas soldadas do caixilho dos dois lados do vidro, servindo-se de um formão, e levante o caixilho com a mesma ferramenta, como se vê na gravura. Tendo posto óculos de protecção e calçado luvas fortes de jardinagem, retire os pedaços do vidro partido e raspe a massa velha, limpando bem os caixilhos. Tire as medidas exactas para o vidro novo e depois aplique nos caixilhos uma camada de vedante líquido transparente à base de silicone ou de massa para caixilhos metálicos. Ajuste o novo vidro no lugar e em seguida aperte novamente o caixilho de encontro ao vidro, como estava inicialmente, tendo o cuidado de verificar se o metal ficou bem encostado ao vidro. Retire com uma espátula o excesso de massa antes de esta secar e seguidamente afague com lixa fina ou um disco de lixa as juntas no sítio onde as cortou. Solde as juntas cortadas, trabalhando com um ferro de soldar não muito quente. Passe o ferro por cima das juntas, de modo a ficarem iguais às dos outros caixilhos.
Quando a janela deixa entrar água
Assinale com um lápis os pontos por onde entra água quando chove. Quando os caixilhos estiverem secos, levante-os e raspe a massa velha. Vede os pontos que deixam entrar água com uma pequena quantidade de vedante à base de silicone. Em seguida, com a ajuda de outra pessoa que exerça pressão do lado de dentro, comprima cuidadosamente o caixilho de chumbo até ficar na posição devida.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.