As flutuações dos preços imobiliários e da economia, obrigam as pessoas a procurar opções diferentes quando compram ou constroem uma casa. Os custos assustadores da construção são muitas vezes suficientes para afastar compradores, a primeira vez.
As casas Pré-fabricadas são edifícios fabricados fora do local de construção. O método específico de habitações pré-fabricadas presta-se tanto a designs tradicionais como a designs ultramodernos.
As construções pré-fabricadas são construídas sob directrizes, mas as regras e regulamentos não são tão rigorosas como as da construção convencional. Isto permite que um comprador possa adquirir um terreno e construir uma casa numa questão de semanas, uma fracção do tempo que levaria, até mesmo a ter a papelada inicial aprovada, para um edifício convencional.
Tradicionalmente, os edifícios eram construídos de madeira, as fábricas adquiriam árvores recentemente cortadas e produziam casas pré-fabricadas em secções e, muitas vezes como um todo. Estas casas são geralmente as mais baratas e o seu uso tem sido documentado desde o século 17.
Por causa dos avanços na produção e nas técnicas de transporte de edifícios pré-fabricados, o aço e o concreto podem agora ser usados tão facilmente como a madeira.
O mercado de casas pré-fabricadas tem um elevado estigma, muito por causa da qualidade das estruturas pré-existentes, embora a indústria se tenha desenvolvido o suficiente para ser uma opção comercial viável para a habitação.
O termo “pré-fabricadas” pode referir-se aos edifícios construídos por componentes por exemplo (painéis), os módulos (casas modulares) ou secções transportáveis (casas fabricadas), assim como também pode ser usado para se referir às casas móveis. Embora de natureza semelhante, os métodos e design destes três tipos de construção pré-fabricada podem variar em muito. Existem planos para casas de dois pisos, bem como planos para casas personalizadas. Existem também grandes diferenças entre os tipos de construção. As casas móveis são construídas de acordo com códigos diferentes dos das casas modulares, que obedecem ao código IBC (International Building Code).
- As casas Modulares são casas que são construídas em secções, e depois transportadas para o local de construção/ instalação. Estas são tipicamente instaladas e tratadas como uma casa de construção normal, isto em termos de financiamento, avaliação e fins de construção, e são geralmente as mais caras entre os outros dois tipos de casas acima referidas. Embora as secções da casa sejam pré-fabricadas, as secções ou módulos, são erguidos no local de construção, muito semelhante ao processo de uma casa tradicional. As casas fabricadas e as casas móveis são classificadas como bens pessoais e o seu valor deprecia ao longo do tempo.
- Casas fabricadas, refere-se às casas que são construídas com vigas de aço, e são transportadas em secções completas, para o local de construção.
- As casas móveis são construídas sobre rodas e, podem ser movidas de lugar para lugar.
As casas móveis e as casas fabricadas podem ser colocadas em parques de caravanas, as casas fabricadas também podem ser colocadas em terrenos privados, desde que o terreno esteja legalmente preparado para casas fabricadas.
A construção de casas fabricadas, normalmente envolve a ligação da canalização e da rede eléctrica entre as secções e a junção das mesmas. As casas fabricadas podem ter largura simples, dupla ou tripla, que é simplesmente uma medida da quantidade de secções que tem.
Muitas empresas de fabricação de casas, fabricam uma variedade de designs diferentes, e muitas das plantas estão disponíveis online. As casas fabricadas podem ser construídas sobre uma fundação permanente e, se projectadas correctamente, podem ser difíceis de distinguir das casas com construção tradicional.
As casas fabricadas são geralmente adquiridas a uma empresa de vendas que pode ser independente, inicialmente montada por um empreiteiro local, e reparos ou acompanhamento, realizados pela empresa de origem, a mesma que a fabricou (ao abrigo da garantia). Por este motivo, o serviço ao cliente e a reputação da empresa, é extremamente importante. Adquirir uma casa fabricada a partir de uma empresa de reputação duvidosa ou desonesta pode levar a atrasos, bem como a elevados custos residuais inesperados. Por este motivo, é aconselhável procurar uma segunda opinião ou parecer, dos consumidores dessa marca de casas fabricadas.
Depois de uma casa fabricada ter sido montada, passa por um período de “resolução”, onde a casa se vai instalar na sua localização. Durante este período, poderão aparecer algumas rachaduras nas paredes, problemas a nível de instalação, fixação e / ou canalização, os quais devem ser reparados, ao abrigo da garantia. Se estes concertos não forem cobertos pela garantia, os custos serão suportados pelo consumidor. Por este motivo, é importante que o consumidor se assegure que o contratante é respeitável e honesto.
10 Casas pré-fabricadas surpreendentes!
Adex eco-friendly house
(amiga do ambiente)
ADEX, feita a partir de um sistema ‘eco-friendly ‘de peças pré-fabricadas que se encaixam, é uma casa auto-suficiente que funciona perfeitamente para uma vida ao ar livre. ADEX é fácil de instalar em qualquer lugar, pois tem a capacidade de se adaptar nos diferentes locais, para eventualmente satisfazer as necessidades da mudança á sua volta, com a capacidade de recolher recursos renováveis. As peças pré-fabricadas triangulares também são facilmente desmontadas, quando os proprietários se quiserem deslocar para outro local. O que torna esta casa pré-fabricada uma habitação sustentável são os painéis foto voltaicos, aquecimento solar, armazenamento de águas pluviais e reciclagem de águas ‘sujas’. Para além disto, o próprio sistema também é composto de resíduos reciclados. Foi projectada por Alberto Lara e Noguron Paula.
Soe Ker Tie Hias (Butterfly House)
TYIN Tegnestue é um grupo sem fins lucrativos, de estudantes de arquitectura que projectaram recentemente estas casas pré-fabricadas de madeira, na Noh Bo, Tak, Tailândia. A casa, chamada Soe Tie Ker Hias (Casa Borboleta), é assim chamada por causa do design inovador do seu teto que levanta e, que permite a ventilação natural eficaz e, armazena a água da chuva para futura reutilização. Estas casas pré-fabricadas, amigas do ambiente, são revestidas de bambu, colhido localmente e, o material é tecido com um método tradicional, nas fachadas frontais e traseiras, tal como frequentemente aparece em outras casas e artesanato feito na área.
Dome House
Apelidado de “habitat para o século 21”, a casa Dome, fabricada por Dome House Co. do Japão, é uma estrutura em forma de iglu construída a partir de secções de parede de junção fácil, o material é 100% de espuma de poliestireno expandido (isopor). As casas, que têm várias configurações e tamanhos por onde escolher, são feitas com um material que é fácil de montar, não apodrece nem atrai insectos, e actua como o seu próprio isolamento. As paredes retardadoras de chama podem arder, mas se for o caso, não emitem gases tóxicos.
ConHouse
Espaços mínimos não são desculpa para o mau gosto. Um bom exemplo é este design sofisticado, desta pequena casa de Trebnje, Eslovénia, chamada de ConHouse, onde uma mini casa pré-fabricada de dois andares é montada com dois contentores colocados perpendicularmente, um sobre o outro.
Youmeheshe’s organic prefab house
Arquitectos Youmeheshe apresentaram no evento de Londres Pecha Kucha a sua pequena casa, toda “orgânica” – um protótipo pré-fabricado de madeira que foi a resposta Youmeheshe a um desafio do governo britânico no ano passado para que os arquitectos projectassem uma casa que custasse menos de
£ 60,000. Esta casa bio-abastecida, de madeira folheada que “toca o solo levemente” tem um projecto que utiliza um kit de peças – por exemplo, um nível poderia ser um andar inteiro ou um sótão dependendo do tamanho do agregado familiar – para montar uma casa andar por andar. Os modelos maiores foram de casas com 4 quartos e com 4 andares.
Homestead House
A Casa Homestead é feita de um conceito, pré-fabricada construída de aço reciclado, por o designer Michael Jantzen. A casa faz uso de aço pré-fabricado disponível no mercado o que a torna extremamente modular e de baixo custo. Na verdade, torna o tamanho e o formato da estrutura completamente personalizável – para não mencionar muito robusta! A casa é totalmente reciclável, pois pode ser facilmente derrubada e construída num local diferente.
Arctic’s House Boat
Um abrigo de inverno no Árctico pode tomar forma num barco de caça ‘de cabeça para baixo’ – uma prática tradicional. Covey Island Boatworks, construtores premiados de barcos artesanais, barcos a motor e veleiros, trouxeram esta ideia á doca seca e, desenvolveram um protótipo pré-fabricado de madeira e epoxy, que aplica princípios de construção de barcos directamente a uma casa Arctic. A ideia pré-fabricada demorou quase três anos a ser desenvolvida e foi concluída no Verão passado. O resultado é uma casa pré-fabricada modular, altamente isolada que pode ser montada no local. Este protótipo Árctico está equipado com sistemas movidos a energia solar, eólica e marinha.
Maison evolutiV
Com 70 metros quadrados, esta casa, chamada de Maison evolutiV, é composta de dois módulos pré-fabricados empoleirados em cima um do outro. Os designers articularam a unidade superior para criar uma variedade de espaços exteriores interessantes integrados com espaços interiores. É também amiga do ambiente, consumindo apenas 48 kWh / metro quadrado por ano. Solares térmicos no telhado fornecem água quente e o isolamento wool wood ajuda a regular a temperatura. O armazenamento da água da chuva fornece água para as sanitas e a paisagem.
625 Square Foot Prefab
625 pés quadrados
Este kit de casa pré-fabricada em Tucson, Arizona, foi projectado pelo arquitecto Rocio Romero e levou cerca de 12 semanas para ser concluído. Pertence ao Aaron Jones.
Jens Risom’s Prefab Weekend House.
Casa de fim-de-semana pré-fabricada
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Caros amigos
Gostei muito das novidades sobre casas pré-fabricadas, mas acho que umas fotografias para toda a gente saber do que estamos a falar, seria muito interessante.
concordo com o colega joaquim, queremos modelos e preços.obrigado